Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Mulher de 82 anos estava caída num local ermo

GNR localiza idosa desparecida no concelho de Tomar

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de Tomar, no dia 27 de setembro, localizou uma idosa de 82 anos que se encontrava desaparecida, no concelho de Tomar.

No seguimento de um alerta que uma mulher se encontrava desaparecida desde as 17:00 horas do dia 26 de setembro, os militares da Guarda de imediato encetaram diligências policiais para a localizar.

Os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar localizaram a idosa com vida, pelas 22 horas do dia 27 de setembro, caída num local ermo. A mulher apresentava sinais de desorientação e incapacidade para se movimentar pelos próprios meios, sendo acionada a assistência médica para o local.

O desaparecimento de idosos é um fenómeno para o qual a Guarda tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática.

Nesse sentido, a Guarda alerta para o seguinte:

  • Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem;
  • Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura;
  • Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular;
  • Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Tomar, Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Tomar e com o apoio dos Bombeiros Municipais de Tomar.

    Fonte: CTS|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.