Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

A partir de sexta-feira e até domingo a festa brava faz-se na Chamusca

Eh! Toiro está de volta ao Coração do Ribatejo

Campinos do Ribatejo

A Chamusca recebe a partir de sexta-feira (30 de setembro) e até ao próximo domingo (02 de outubro) a 8ª edição do Festa Taurina “Eh! Toiro”, um evento que visa enaltecera tradição e a cultura tauromáquica de um concelho caracterizado como “O Coração do Ribatejo”, onde a afición, o toiro, o cavalo e o folclore ribatejano ocupam um lugar de destaque.

A festa, que vai decorrer na zona envolvente à Praça de Toiros e dentro da própria praça, é uma organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Associação Eh! Toiro.

O programa inclui diversas atividades taurinas, com destaque para a grande Corrida de Toiros, no dia 01 de outubro às 16H, na centenária Praça de Toiros da Chamusca, que assinalará não só o encerro da temporada como também marcará a despedida do cabo Pedro Coelho Reis, que passará o testemunho a João Saraiva, dos Forcados do Aposento da Chamusca.

Para assinalar este momento, os Forcados do Aposento da Chamusca vão juntar, em praça, antigos e atuais elementos, que pegarão em solitário os toiros das ganadarias de Lopes Branco e Manuel Assunção Coimbra. O cartel da já apelidada Corrida do Ano é constituído pelos cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

Do programa Eh! Toiro destaque ainda para os encierros, largada de toiros, maneio de gado bravo, demonstrações de toureio a pé e a cavalo, demonstrações de pegas, recortadores, workshop taurino, noite de fados, desfile de gala e a atuação de grupos de sevilhanas.

A inauguração da Festa Taurina está agendada para as 20H de sexta-feira, seguindo-se o encierro (21H30), a largada de toiros (21H45), a atuação da Banda Filarmónica da Carregueira (22H) e do grupo musical “Os Rumo ao Sul” (23H). O Dj Johnny Q vai encerrar a noite com música e diversão a partir da uma da manhã.

Atuação das Sevilhanas “Las Rocieras da Golegã”

A festa continua no sábado com o desfile de gala (14H30), com a corrida de toiros (16H), que promete uma tarde de muita afición, e com a atuação do Coro da Universidade Sénior da Chamusca e Pinheiro Grande (17H, no intervalo da corrida). O início da noite ficará marcado pela atuação do Rancho Folclórico ADECCC Carregueira (20H), seguido do encierro (21H30), da largada de toiros (21H45) e da atuação das Sevilhanas “Las Rocieras da Golegã”. A noite termina com o grupo musical “Los Chupitos” (23H) e com o Dj Escybe que promete animação pela noite dentro.

No último dia, a festa taurina tem início com o maneio de gado bravo (11H30). A tarde começa pelas 15H30 com demonstrações de pegas e de toureio a pé e a cavalo, assim como de recortadores e workshop taurino. Segue-se a atuação dos grupos de sevilhanas “Las Flamenquitas da Chamusca”, “Luna Flamenca” (17H), a atuação do grupo musical “Be-King” (18H) e a atuação do grupo “Vira o Disco” (19H30).

Quase a terminar três dias de festa taurina ainda há lugar para um grande espetáculo de fado na Praça de Toiros (21H30), com a presença dos fadistas: João Chora, Marisa Ferreira, Rui Tanoeiro e Célia Leiria, acompanhados à guitarra portuguesa por Bruno Mira, ao violino por António Barbosa, à viola por Pedro Pinhal, no baixo por Rui Santos e no acordeão por Vítor Moedas.

A 8ª edição do Eh! Toiro termina com um encierro que terá lugar a partir das 22H30. Durante três dias de Festa Taurina não vai faltar folclore, artesanato, música, gastronomia e sobretudo muita afición, numa afirmação de tradição e cultura taurina.

     Fonte: FS|GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.