Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Investimento de 1,2 milhões de euros

Novo Parque Verde já abriu acrescentando oito hectares de qualidade de vida a Leiria

Parque Verde de Leiria

O novo Parque Verde de Leiria foi inaugurado este sábado, dia 1 de outubro. Esta área de oito hectares está vocacionada para o convívio intergeracional, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, equipamento infantil e área de merendas.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou que o novo parque acrescenta oito hectares de qualidade de vida ao concelho de Leiria, estando integrado numa estratégia muito ambiciosa de construção de um futuro mais sustentável em Leiria.

Na sua intervenção, Gonçalo Lipes deu conta de um conjunto de projetos que o Município de encontra a desenvolver na área ambiental, de que são exemplos o alargamento do percurso Polis, a concretização do projeto Aquapolis, que contempla um horto pedagógico, um complexo de piscinas ao ar livre, parque infantil e recuperação e transformação de uma antiga ETAR em área fruição comunitária, e a requalificação da encosta do castelo.

“No Município de Leiria estamos profundamente empenhados na elevação do patamar de sustentabilidade do nosso território e muito em breve vamos apresentar um plano de ação, valorização e sustentabilidade ambiental do concelho, precisamente com o propósito de darmos passos efetivos no caminho da descarbonização e de tornarmos o nosso território mais resiliente face aos riscos inerentes às alterações climáticas”, anunciou Gonçalo Lopes, que se afirmou empenhado na afirmação do concelho como um território sustentável, de reduzida pegada ecológica, um desafio em que pretende envolver toda a população, tal como as entidades públicas e privadas.

Além da cerimónia formal, a inauguração fica ainda marcada por um programa de animação ao longo de todo o dia e parte da noite, com atividades de caráter cultural, lúdico e desportivo, contando com uma mostra coreográfica da Escola de Dança Projeto Community, Ginásio Clube Acrotumbs de Leiria (GCAL), Escola de Ginástica Formação Acrobática (EGFA) e, We will rock You – Escola de Dança Staccato, entre várias outras iniciativas.

O destaque vai para um concerto com Rodrigo Leão & banda, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares (Vocalista do The Gift) e o Coro do Orfeão de Leiria, que apresentam o “Cinema Project – A Estranha Beleza da Vida”, a partir das 21:30.

      Parque Verde

Com cerca de oito hectares, construído em Porto Moniz e Santa Clara, o novo Parque Verde oferece um novo espaço de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas.

Este Parque potencia o ecossistema existente e valoriza o crescimento da cidade de Leiria, reforçando a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis, com vista à articulação futura com os circuitos existentes do Polis.
Ao nível da vegetação, privilegia-se a opção por elementos regionais e autóctones, por serem os que apresentam maior resiliência e que estiveram durante muitas décadas em regressão, sendo necessário ampliar agora o seu peso no território, através da introdução de várias espécies.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.