Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Fórum Inovação Social na Região Alentejo contou com a ministra Ana Abrunhosa

Município da Chamusca lidera a tabela de investidores sociais na região do Alentejo

Fórum Inovação Social na Região Alentejo

O Município da Chamusca esteve representado no Fórum Inovação Social na Região Alentejo, onde se destacou como o maior investidor social da região do Alentejo, com um investimento total no valor de 275.511 mil euros.

O evento organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, decorreu em Évora e teve como objetivo realizar um balanço sobre as perspetivas futuras para a inovação social no Alentejo, bem como apresentar projetos e iniciativas de inovação e empreendedorismo social relevantes.

No Top 5 dos investidores sociais na região do Alentejo ficaram também os Municípios de Beja com 221.206 mil euros, Santarém com 109.221 mil euros, Mértola com 96.222 mil euros e Odemira com 82.264 mil euros.

A iniciativa contou com a presença de Paulo Queimado e Cláudia Moreira, respetivamente presidente, vice-presidente e vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal da Chamusca, de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial e de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, entre outros municípios e organismos convidados.

De acordo com a Cláudia Moreira, “com 275 mil euros de investimento, conseguimos financiar cerca de um milhão de euros em projetos direcionados para a Inovação Social”, salientando que a Inovação Social é “termos a capacidade de encontrar soluções criativas e diferenciadas para resolver problemas já há muito tempo existentes, tendo em conta a particularidade dos nossos territórios, mas também sempre com a preocupação de gerar impacto social”, frisou.

Enquanto investidor social o Município da Chamusca, assume o compromisso de cofinanciar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) apresentadas por entidades para candidatura a financiamento no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto.

Refira-se que o Município da Chamusca é atualmente investidor social em projetos com vários parceiros sociais, nomeadamente HiveWork Social, Fábrica do Empreendedor, Cantinho Digital, Agita(r)damente, Asas do Tempo, INCLUSIVAMENTE, 10 Mil Vidas, Academia de Líderes UBUNTU e, mais recentemente, o Feliz_MENTE, um projeto pioneiro que visa a prevenção e combate da doença mental.

Para Cláudia Moreira, “quando se fala em inovação social, fala-se em melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas e, portanto, este é um investimento que iremos continuar a fazer.  É um trabalho e um caminho que devemos continuar a percorrer”, referindo que “é gratificante ouvir elogiar todo o trabalho que está a ser feito no nosso Concelho, sabendo sobretudo que ele é dirigido às nossas pessoas e que se traduz numa melhoria da qualidade de vida”.

      Fonte: FS|GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.