Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Opinião

Dia Mundial da Fisioterapia

Fisioterapeutas da Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente no dia 8 de setembro, que corresponde à data da fundação da World Physiotherapy (WPT) no ano de 1951. O dia assinala a unidade e solidariedade da comunidade mundial de Fisioterapia e reforça o papel significativo que profissão desempenha na saúde e bem-estar da população em geral.

De acordo com a WPT a Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento possível e capacidade funcional ao longo da vida.

O foco do WPT deste ano é a Osteoartrose e o papel dos Fisioterapeutas no tratamento de pessoas afetadas por esta condição. A Osteoartrose é a doença reumática mais comum a nível mundial, é uma das principais causas de incapacidade afetando mais de 500 milhões de pessoas, sendo 60% osteoartrose do joelho.

O Fisioterapeuta assume um destaque na educação, na reabilitação, no alívio da dor e na orientação de estratégias para gerir esta condição, promovendo uma melhor qualidade de vida a estes utentes. Com o objetivo de dar visibilidade a esta data, promover e elevar o perfil da profissão, as Fisioterapeutas do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Peniche dinamizaram duas exposições que estiveram patentes durante o mês de
setembro, respetivamente no serviço de Medicina Física e de Reabilitação e na entrada do Hospital de Peniche.

O CHO é constituído por três unidades hospitalares: Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras e em cada uma delas existe um Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

A Unidade de Peniche é formada por quatro Fisioterapeutas, uma Médica Fisiatra, duas Assistentes Operacionais, uma Administrativa e uma Terapeuta da Fala que dão apoio aos Utentes do Concelho de Peniche, referenciados pelas outras unidades, por outros hospitais e pelo Centro de Saúde, em regime de internamento e em regime de ambulatório. A sua Missão é prestar cuidados de saúde com rigor e excelência técnica, científica e organizada, com ética profissional e justiça social.

Gracinda Monteiro, Isabel Mendes, Elsa Bento e Ana Sílvia Cruz
Fisioterapeutas do CHO – Unidade de Peniche

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.