Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Lisboa

Sistema de Videovigilância Florestal da Região de Leiria esteve em exposição na Segurex 2022

Centro de Controlo e Gestão Móvel do SVDAI

O Centro de Controlo e Gestão Móvel do SVDAI – Sistema de Videovigilância Florestal da Região de Leiria esteve em exposição na Segurex 2022, que decorreu na FIL, em Lisboa, de 11 a 13 de outubro de 2022, sendo indicado como um exemplo a nível nacional.

Este Centro de Controlo consiste numa carrinha móvel, cedida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria à GNR – Comando Territorial de Leiria, a partir da qual pode ser feita a gestão operacional de todo o SVDAI.

Equipada com a mais recente tecnologia em comunicações, assim como em equipamento informático, o Centro de Controlo quando mobilizado para o teatro de operações, constitui uma ferramenta muito importante no apoio à decisão, concentrando num único ponto, toda a informação proveniente das imagens em tempo real das câmaras de videovigilância florestal, assim como das informações
provenientes dos diversos sistemas de informação geridos pela GNR, bem como de informação fornecida por entidades terceiras.

Este equipamento integra o Sistema de Videovigilância Florestal da Região de Leiria, composto por duas câmaras móveis e dois drones, que apoiam as 11 câmaras fixas já existentes, com um alcance de 20 quilómetros, colocadas em diferentes pontos dos dez concelhos que integram a CIMRL – Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. O SVDAI da Região de Leiria representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, tendo o apoio do POSEUR de 976 mil euros.

Segundo a Fundação AIP, a Segurex é o salão líder em Portugal e a sua edição de 2022 realizou-se em simultâneo com o Portugal Smart Cities Summit, aproveitando as sinergias comuns dos dois salões. As convergências das temáticas do evento, destacam de forma clara a crescente importância dos sectores da Segurança Eletrónica, Vigilância e Segurança nas Cidades e Espaços Públicos.

Fonte:  CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.