Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Guilherme Ribeiro sagra-se campeão nacional de surf

Guilherme Ribeiro e Maria Salgado vencem o Bom Petisco Peniche Pro da Liga MEO Surf

Maria Salgado e Guilherme Ribeiro (Foto: Jorge Matreno / ANSurfistas)

Guilherme Ribeiro sagrou-se, este domingo, dia 30 de outubro, campeão nacional de surf de 2022. Uma conquista que surgiu após uma final emocionante do Bom Petisco Peniche Pro, a etapa final da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional. Guilherme discutiu o título com Vasco Ribeiro taco a taco e até ao último segundo da final desta etapa. Já depois de a jovem Maria Salgado, de apenas 15 anos, ter carimbado o triunfo na prova feminina, e com o pôr-do-sol a cair no Pico da Mota, Guilherme Ribeiro fechou a temporada com chave de ouro, ao vencer o anterior campeão nacional Vasco Ribeiro por uma diferença de apenas 0,35 pontos.

Histórico de campeões nacionais nos últimos 5 anos:
2022 – Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro
2021 – Kika Veselko e Vasco Ribeiro
2020 – Teresa Bonvalot e Frederico Morais
2019 – Yolanda Hopkins e Miguel Blanco
2018 – Camilla Kemp e Miguel Blanco
2017 – Carolina Mendes e Vasco Ribeiro

Galeria dos Campeões Nacionais no Masculino:

Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)

Surfistas com 1 título nacional: Guilherme Ribeiro, Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes e Pedro Henrique.

A ação retomou pela manhã no Pico da Mota, com a ronda 3 feminina a ir para a água. Nesta fase da prova destacaram-se os triunfos da ex-campeã nacional Carina Duarte e também de Carolina Santos rumo às meias-finais, com as juniores Maria Salgado e Gabriela Dinis a também garantirem vagas na fase seguinte.

Depois tiveram lugar as Go Chill Expression Session, com Halley Batista a voar mais alto que a concorrência para vencer este troféu pela terceira vez consecutiva na temporada, enquanto do lado feminino foi Gabriela Dinis a sair por cima de uma renhida disputa.

Após uma pequena pausa, a ação retomou ao início da tarde com as meias-finais femininas, com Gabriela Dinis e Maria Salgado a garantirem a passagem à final, após triunfos frente a Carina Duarte e Carolina Santos, respetivamente. Algo que fez com que se soubesse antecipadamente que o Bom Petisco Peniche Pro teria uma vencedora em estreia na Liga MEO Surf.

Só depois aconteceram os quartos de final man-on-man e com a luta pelo título entre Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro em foco e com as condições do mar a alinharem para o final de festa da Liga MEO Surf 2022. Nos quartos-de-final Guilherme Ribeiro superou um duelo equilibrado frente a Francisco Ordonhas, enquanto Vasco Ribeiro venceu de forma folgada Arran Strong, levando a decisão para as meias-finais.

Na primeira meia-final Guilherme Ribeiro enfrentou Afonso Antunes, enquanto, na seguinte, Vasco Ribeiro mediu forças com Miguel Blanco, com ambos a seguirem para a final. No entanto, por esta altura, era Vasco quem mais brilhava, sobretudo depois de somar 18 pontos nas meias-finais, com uma onda de 9,50 pontos pelo meio.

Antes da finalíssima pelo título nacional masculino, houve a final da prova feminina, que deu tempo a Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro de recuperarem o fôlego, após uma intensa disputa ao longo da tarde. A vitória feminina caiu para Maria Salgado, de apenas 15 anos, com uma nota de 8 pontos a acabar por ser decisiva nas contas. Um resultado que garantiu a primeira vitória na Liga MEO Surf à jovem surfista de Santa Cruz, que terminou a temporada como vice-campeã nacional, depois de Teresa Bonvalot ter garantido o título por antecipação na etapa dos Açores.

“Estou muito feliz e um pouco sem palavras”, começou por dizer Maria Salgado. “Queria que a final me corresse bem e acabou por ser assim. Comecei com uma onda de 8 pontos, a Gabi ainda respondeu com um 7,75, mas consegui uma segunda onda e ganhei. Acabei o ano de forma muito boa. No próximo ano espero continuar a divertir-me desta forma e a fazer ondas boas, como consegui nesta etapa”, frisou.

A final masculina iniciou-se com um ligeiro ascendente inicial de Vasco Ribeiro, mas a meio da bateria Guilherme Ribeiro mostrou por que razão chegou a esta etapa com a licra amarela Go Chill vestida, virando o marcador com duas ondas seguidas em que mostrou surf muito progressivo. O campeão em título acabou por não ter resposta para o surf de Guilherme Ribeiro, que carimbou o primeiro título nacional Open da carreira, graças àquela que também foi a primeira vitória da carreira em etapas da Liga MEO Surf. Um desfecho emocionante, que acabou com o título decidido por apenas 0,35 pontos e com Gui a sagrar-se o primeiro campeão nacional oriundo da Costa de Caparica desde 1998, quebrando um hiato de 24 anos.

“Estava a idealizar isto desde os Açores”, começou por dizer Guilherme Ribeiro. “Ganhei com os meus amigos todos cá e com a minha família. Este é, sem dúvida, o melhor ano da minha vida. Entrei para a final a pensar que era o tudo ou nada. Desde o início que queria ganhar a etapa e, finalmente, consegui. Não comecei bem, mas fui na garra e na raça e dei o melhor nas ondas que tive e acabou por ser um super heat”, concluiu o novo campeão nacional.

Resultados finais do Bom Petisco Peniche Pro:

Final masculina: Guilherme Ribeiro 14,75 x Vasco Ribeiro 14,40
Final feminina: Maria Salgado 14,50 x Gabriela Dinis 11,75
Go Chill Expression Session feminina: Érica Máximo
Go Chill Expression Session masculina: Halley Batista
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,50 nas meias-finais
Bom Petisco Girls Score: Maria Salgado, 14,50 na final
Peniche Best Surfer: Matias Canhoto

A nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro foi acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 foi uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.