Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Leiria

Construção de ciclovia em Monte Redondo vai a concurso

Ciclovia vai ter uma extensão de 1.090 metros

O projeto de execução e a abertura do concurso para execução de uma ciclovia partilhada na EN109-9, entre Monte Redondo e a Aroeira, foram aprovados esta terça-feira, dia 1 de novembro, em reunião de Câmara, num investimento de 744.879,19 euros.

Com um prazo estimado em 270 dias, o projeto prevê a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões com início após a linha da ferrovia, junto ao Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, até ao pontão da Aroeira, numa extensão de 1.090 metros, através da construção de passadiços em madeira de pinho numa parte do traçado, onde as características topográficas do terreno, nomeadamente os cursos de água e as zonas de cheias, não permitem outro tipo de construção.

Para além da reformulação do espaço público existente junto à escola e da passagem pedonal ferroviária, este troço ficará também adaptado ao acesso a pessoas com mobilidade reduzida, sendo pontual a intervenção na faixa de rodagem.

Os trabalhos incluem o reposicionamento do monumento aos Combatentes do Ultramar, assim como do mobiliário urbano existente, para além da reformulação da escadaria de acesso ao fontenário e lavadouro e a criação de duas novas passadeiras, melhorando a segurança pedonal do local.

Encontra-se ainda prevista a reconstrução de muros e a recolocação de marcos de quilómetro, de bocas de incêndios, de caixas de visitas da rede de saneamento e das bases dos resíduos sólidos urbanos.

Os acessos particulares com ligação à EN109-9 serão também requalificados, nomeadamente os locais de encaminhamento das águas pluviais.

Esta ciclovia está inserida num plano do Município para criação de mais vias que promovam a mobilidade suave no concelho, bem como hábitos de vida saudável.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.