Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Presentes o francês Stephane Poudrel e o campeão do mundo Timo Salonen

Rallye Verde Pino volta à região de Leiria este fim de semana

Timo Salonen

O histórico Rallye Verde Pino, a prova automobilística mais antiga da região Centro realiza-se este fim de semana, de 11 a 13 de novembro, e vai passar pelos dez concelhos da região de Leiria, com a participação de 42 equipas, entre pilotos nacionais e 6 equipas francesas, 3 espanholas e 1 equipa belga, com destaque para a presença do piloto francês Stephane Poudrel e do campeão do mundo de ralis, Timo Salonen.

O objetivo da prova é ser mais rápido e mais regular, conta com cerca de uma centena de quilómetros disputados em 19 provas especiais de regularidade cronometrada (PEC). A distância total é de 473,1 quilómetros.

Na sexta-feira, dia 11, durante a tarde, ocorrem as verificações técnicas e o briefing na zona envolvente ao Estádio Municipal e no novo espaço do Mercado Municipal. O arranque está previsto para 21:30 horas, na cidade de Leiria, junto ao Largo do Papa.

No sábado, dia 12, o rali cumpre 25,9 quilómetros de classificativas de manhã, que começam na Marinha Grande e seguem por Porto de Mós e Batalha, com duas passagens por cada município.

Durante a tarde, a prova decorre em Pombal, Ansião (com um Slalon de 1,6 km), Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, local de pernoita dos pilotos e da caravana do rali.

No último dia, domingo, dia 12, o rali volta à estrada com as classificativas de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, locais com duas passagens, seguindo para Pombal (com uma segunda classificativa).

O final está previsto no Kartódromo Internacional de Leiria, nos Milagres, onde se disputa a última classificativa da prova a partir das 12:50 horas. A entrega de prémios está prevista para as 15 horas.

O Rallye Verde Pino é organizado pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria em parceria com os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

A prova, além de integrar o Plano de Promoção Turística da CIMRL, vai promover ações de plantação de 50 árvores por cada equipa participante, sobretudo nas áreas ardidas e nos talhões das matas nacionais, nos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) fundado em 1982, em Leiria, tem inovado com novos conceitos de rallyes em Portugal aliando a velocidade com a regularidade.

Vídeo oficial do evento: https://fb.watch/gB44FxNI2t/

Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.