Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

A par da Estrutura Federativa das MS - ID Leiria

Cláudia Avelar tomou posse como presidente da Federação das Mulheres Socialistas de Leiria

Dirigentes das Mulheres Socialistas de Leiria

A Comissão Política da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Leiria tomou posse este sábado, 12 de novembro, na sede da Federação Distrital de Leiria do PS.

A tomada de posse da Comissão Política Distrital segue-se à eleição de Cláudia Avelar como presidente da Estrutura Federativa de Leiria das MS-ID, a 4 de novembro.

Este momento simbólico contou com a presença de militantes e simpatizantes. Também estiveram presentes, nesta ocasião, a secretária nacional para a Organização das MS-ID, La Sallette Marques, a secretária Nacional das MS-ID, Alexandra Tavares de Moura, a secretária Nacional das MS-ID e deputada à Assembleia da República, Sara Velez, a secretária Nacional das MS-ID e deputada à Assembleia da República e 1ª mulher eleita como presidente de Concelhia da Figueira da Foz, Raquel Ferreira, o deputado à Assembleia da República, Salvador Formiga, presidentes de Concelhia do PS, coordenadoras concelhias das MS-ID e alguns autarcas do distrito.

O presidente da Federação Distrital de Leiria, Walter Chicharro, por não se encontrar em território nacional, enviou uma comunicação, felicitando Cláudia Avelar enquanto presidente da Estrutura Federativa das MS-ID de Leiria, salientando que “é um privilégio saber que vou poder contar ao meu lado com uma líder como ela” e assinalou que “podem contar com o presidente da Federação para promover uma efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, para promover uma participação mais paritária em todos os domínios da vida política, económica, cultural e social, numa integração transversal pelos direitos humanos, liberdades e garantias de mulheres e homens”.

A presidente Nacional das MS-ID, Elza Pais, não esteve presente, mas deixou também uma mensagem, parabenizando a Cláudia Avelar e a sua equipa, referindo que “juntas conseguiremos afirmar e levar ainda mais longe este projeto transformador para melhorar a vida das pessoas e construir um país mais justo e Igualitário – contra todas as discriminações e contra a violência doméstica que vitima muitas mulheres em todo o país”.

Os trabalhos foram iniciados pela vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria Anabela Graça, mandatária desta candidatura, a qual integra o Secretariado Federativo das MS-ID de Leiria. Após a tomada de posse e por proposta da presidente da Estrutura Federativa MS-ID de Leiria, foi eleita a Mesa da Comissão Política, presidida por Catarina Louro, atual vereadora da Câmara Municipal de Leiria, e secretariada por Regina Piedade e Lilibeth Ferreira.

Secretariado da Estrutura Federativa MS-ID de Leiria e as adjuntas do Secretariado Federativo

Foram eleitos os membros da Comissão Política, sendo inerentes as Coordenadoras Concelhias das MS-ID, as presidentes das Assembleias Municipais e das Câmaras Municipais, e as primeiras eleitas para a vereação em Câmaras Municipais inscritas na área da Federação do PS.

De seguida, foi eleito o Secretariado da Estrutura Federativa MS-ID de Leiria e as adjuntas do Secretariado Federativo, que irão trabalhar diversas áreas temáticas. E ainda, Célia Afra foi eleita por unanimidade como vice-presidente da Estrutura Federativa MS-ID de Leiria.

Cláudia Avelar na sua intervenção referiu que “é com este sentido de responsabilidade que assumo a presidência da Estrutura Federativa das MS-ID de Leiria para o próximo biénio, promovendo uma maior intervenção na vida pública, em articulação com as estruturas concelhias do PS” com o objetivo de “reforçar a confiança dos eleitores no distrito”.

A presidente eleita propõe “trabalhar na sensibilização para a cidadania, com enfoque para os mais jovens, e no maior envolvimento da nossa sociedade nos assuntos da política distrital. É necessário potenciarmos a diversidade de ideias e opiniões emanadas da sociedade civil como forma de despertar a vontade para a participação política” e “percorrer novos caminhos, conscientes e confiantes que são estes desafios que reforçam a participação ativa, como força mobilizadora para o engrandecimento do nosso distrito”.

Cláudia Avelar assinalou que é necessário “promover uma efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, a participação paritária em todos os domínios da vida política, económica, cultural e social e uma intervenção paritária na atividade do Partido, numa perspetiva de respeito pelos direitos humanos, liberdades e garantias de mulheres e homens. Os desafios que hoje se colocam à promoção da Igualdade e Não discriminação e ao reforço da participação política das mulheres exigem alterações paradigmáticas profundas nas culturas das organizações e dos partidos e um novo modelo de organização social assente em novas relações sociais entre as pessoas e a sua interação com o território”.

Segundo a nova presidente da MS-ID de Leiria “a Estrutura Federativa das MS-ID de Leiria, é uma estrutura fundamental para promover um projeto transformador, assente em compromissos políticos e convergências alargadas de vontade que impliquem mulheres e homens na definição e cumprimento de uma Nova Agenda para a Igualdade e Não Discriminação”. “As qualificações das mulheres não podem continuar a ser desperdiçadas e devem rapidamente ser colocadas ao serviço do desenvolvimento do país, reforçando a sua representatividade nas Lideranças Políticas e Económicas”, partilha Cláudia Avelar.

Em comunicado, destacou ainda a importância e necessidade de “trabalhar não só pelas mulheres do distrito, pela igualdade e pelos direitos das mulheres socialistas, bem colaborar e reforçar os objetivos do partido socialista no distrito em estreita colaboração com a federação distrital e as restantes estruturas socialistas. Porque a afirmação do PS no distrito e do país é tão importante para as mulheres socialistas como para os restantes militantes que dele fazem parte”.

O dia terminou com jantar convívio marcado por um momento de confraternização e fortalecimento de laços entre todos.

 Fonte: EFMS|Leiria

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.