Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Marcelo Rebelo de Sousa reconhece o vinho como fator de identidade do país

Presidente da República inaugura em Torres Vedras a sede da Associação Mundial de Enoturismo

Marcelo Rebelo de Sousa descerrou a placa alusiva à inauguração

A sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, situada no Mercado Municipal de Torres Vedras, foi inaugurada no dia 11 de novembro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se a Torres Vedras como uma realidade urbana forte, que “nunca perdeu a sua identidade e a sua ligação às suas raízes rurais”. Para o Presidente da República, a sede da AMETUR “é mais do que aquele espaço físico […] é a presença de Portugal no mundo através do vinho”, que se assume como um dos fatores de identidade do país.

“Poucos produtos agrícolas marcam a identidade de Torres Vedras como o vinho”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acrescentando que “o enoturismo assume a diversificação do setor vitivinícola no Concelho e encerra em si um elevado potencial de crescimento”. Laura Rodrigues destacou a importância do Município integrar redes colaborativas como a AMPV e a AMETUR neste caminho de afirmação do território, “aproximando o que era distante, partilhando diferentes saberes e diferentes maneiras de fazer”.

O presidente da AMETUR, José Arruda, explicou que a associação foi oficialmente constituída no dia 21 de novembro de 2020, em Torres Vedras, vindo substituir AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, criada em 2014. José Arruda destacou o simbolismo da sede se encontrar no Mercado Municipal, porque “associa àquilo que é o mundo rural que é o que nós defendemos, e muito, na oferta enoturística”. Esta associação mundial pretende criar uma rede de trabalho alargada aos diferentes continentes, que reúna especialistas de enoturismo e entidades que trabalhem esta área, promovendo a discussão, a troca experiências, a partilha de casos de sucesso e a divulgação e reprodução do que de melhor se faz nesta área.

“Este é um projeto de enorme importância e que a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho tem um enorme orgulho em apadrinhar”, afirmou o presidente da AMPV, Luís Encarnação. Na sua intervenção, sublinhou, ainda, a capacidade que o enoturismo tem para atrair visitantes para o interior do país e para mitigar a sazonalidade do turismo no litoral.

A AMETUR está representada em 24 países da América do Sul, da Europa, da Ásia e de África.

No âmbito da inauguração, o Presidente da República visitou o Mercado Municipal de Torres Vedras e conversou com os operadores presentes.

 Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.