Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, vai acolher a edição de 2023

Região de Leiria passa edição portuguesa da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural para os Açores

CIM Região de Leiria esteve representada com uma comitiva composta pelos Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria e Marinha Grande

A CIM Região de Leiria esteve presente na XIII edição da Bienal Ibérica de Património Cultural AR&PA, que decorreu em Valladolid, entre os dias 10 e 13 de novembro.

A AR&PA constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural, referência na Europa, pela sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a programação cultural.

Em 2021, a CIM Região de Leiria foi copromotora deste certame, acolhido na cidade de Leiria, com incidência na temática do Património e Juventude, e que gerou grande dinamismo em todos os municípios, com várias atividades culturais e identitárias. Agora, em Valladolid, assistiu-se à apresentação da XIV edição da AR&PA, que contou com uma simbólica passagem de Leiria para Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, cidade que vai acolher a edição de 2023.

A CIM Região de Leiria esteve representada no evento com uma comitiva composta pelos Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria e Marinha Grande e preparou um programa de animação para destacar a Região, que incluiu várias provas de produtos locais e dois momentos musicais, do grupo musical Aire, uma pequena apresentação de danças da Região e uma oficina de danças tradicionais.

A participação neste certame tem vindo a ser uma aposta da Comunidade Intermunicipal para a promoção do território a nível turístico e cooperativo, no sentido de contribuir para a atração de visitantes e de dinamizar parcerias, projetos e/ou iniciativas entre vários agentes.

A Bienal Ibérica de Património Cultural AR&PA que decorre de forma, alternada entre Espanha, em Valladolid, e Portugal, de forma itinerante, resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP – Portugal Global, a Junta de Castilla y León – copromotor espanhol, e a Fundação Millennium BCP. Conta ainda com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO.

Esta XIII edição da AR&PA, contou com mais de 40.000 visitantes, onde estiveram presentes mais de 60 expositores entre entidades portuguesas e espanholas, e foram realizadas múltiplas iniciativas como conferências, reuniões e congressos, e promoveram-se encontros e debates entre os vários agentes do setor. Durante o certame foram estabelecidos vários contactos, no sentido de que, num futuro próximo, se possam vir a materializar em projetos e iniciativas.

   Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.