Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Enfermeiros estão em greve nos dias 17, 18, 22 e 23

Centro Hospitalar de Leiria regista elevada afluência de utentes nos serviços de urgência

Urgência Geral do Hospital de Santo André

Na semana que agora termina o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem verificado uma elevada afluência de utentes que procuram os seus serviços de urgência, o que tem gerado muitos constrangimentos no funcionamento interno da instituição. Os picos de procura destes últimos dias dificultam dar a resposta atempada e coincidem com os dias de auditoria de avaliação para revalidação da acreditação do CHL pela Joint Commission International.

Neste contexto atual de adversidade, o Conselho de Administração do CHL decide manifestar publicamente um voto de agradecimento aos profissionais de todos os Serviços do Centro Hospitalar, pela demonstração inequívoca de uma elevada capacidade de trabalho, dedicação e empenho, que colocam sempre o doente em primeiro lugar, mesmo num enquadramento conturbado, e pela resposta adequada e devido compromisso para com as diversas auditorias realizadas.

O Conselho de Administração agradece ainda, em particular, a todas as equipas afetas ao Serviço de Urgência Geral e ao Serviço de Pediatria e respetiva Urgência, pela resiliência e cuidado, e ao Serviço de Medicina Interna, pelo reforço no internamento, com a disponibilização de camas suplementares.

Quanto à comunidade que o CHL serve, o Conselho de Administração apela à compreensão dos utentes que procuram os seus Serviços pelo atual contexto nacional e local que atravessa, nomeadamente, a adesão às greves. Recorde-se que os enfermeiros estão em greve nos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro, exigindo a contagem de pontos nas suas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública.

Não será certamente a única semana em que se sentem dificuldades, e por isso é importante fazer uma ainda mais rigorosa gestão dos recursos existentes, pelo que se renova o pedido de que os utentes se dirijam ao Serviço de Urgência apenas em casos mesmo urgentes.

No seu próprio interesse, os utentes devem adotar as medidas já divulgadas em situações anteriores, utilizando de forma correta as urgências hospitalares. Recorda-se que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação;

Os utentes devem também recorrer aos Cuidados de Saúde Primários, dirigindo-se ao seu Centro de Saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na Consulta Aberta.

O CHL reitera que foca sempre a sua ação nos seus utentes, procura ir ao encontro das suas necessidades e dar a resposta mais adequada, cumprindo rigorosamente a sua missão, o que tem merecido a confiança dos seus doentes e reconhecimento de toda a sua comunidade, pela dedicação e qualidade dos cuidados essenciais que presta.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.