Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça, de 11/12/2020, abordei alguns assuntos que dou aqui por reproduzidos:

  1. Questionei o Presidente da Câmara sobre o facto da Câmara de Alcobaça, ser uma das poucas do país que não tem um serviço de Balcão Único, serviço que concentra num mesmo espaço todos os serviços do Município, facilitando assim a vida aos cidadãos e munícipes. É absolutamente incompreensível esta falha em pleno séc. XXI, quando a simplificação no atendimento avança em todo lado menos em Alcobaça;
  2. Abordei também a construção de umas bombas de gasolina na zona da Nova Alcobaça junto ao Parque Verde e das alterações às funções do Lote que permitiu um acesso directo absurdo à VCI.

Relembrei que na altura foi afirmado como justificação para instalação das bombas de gasolina a intenção de construir no mesmo lote um “Retail ParK” com várias marcas associadas. Acontece que as bombas estão já em funcionamento e sobre o “Retail Park” nada aconteceu, mais uma vez o “embrulho foi bem feito, mas lá dentro nada tem”;

  1. Ainda a propósito da instalação de um Pólo do IPL em Torres Vedras, referi que será pouco provável que o IPL venha algum dia instalar em Alcobaça um Pólo para ministrar ou atribuir licenciaturas. Na óptica do IPL não há interesse em colocar um Pólo em Alcobaça porque a sua esfera de acção chega a Alcobaça como meio para recrutar alunos para a sua sede! Se aqui abrisse um Pólo estava a esvaziar o número de alunos em Leiria. Com isto não estou a defender um “virar de costas” com o IPL devemos continuar a aprofundar as relações em outras áreas como na ligação a alguns sectores da indústria como é o caso da pedra.

As Universidades, os Institutos Públicos e Privados olham para os territórios como aéreas de influência e recrutamento. Entendo que Alcobaça, não deve deitar a “tolha ao chão” na pretensão de conquistar ensino superior para Alcobaça, o IPL de Leiria não deverá ser o único interlocutor neste objectivo, julgo que esta ou outra câmara devem discretamente abordar com outros estabelecimento de ensino superior a forma como atingir este desiderato.

         Carlos Bonifácio
Vereador eleito nas listas do CDS/PP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.