Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Valorizar o mundo rural e impulsionar o turismo de forma integrada

Associação de Municípios Portugueses do Vinho cria Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal

Após várias ações de apresentação do projeto e reuniões com os municípios associados, a Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal vai ser constituída no dia 1 de dezembro, às 10h30, no Cine-Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A Rede de Aldeias Vinhateiras de Portugal é o mais recente projeto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Trata-se da constituição de uma rede nacional de aldeias e freguesias em territórios com tradição vitivinícola, olivícola e corticeira e tem como objetivo contribuir para valorizar o património, fomentar o desenvolvimento sustentável e impulsionar o turismo de forma integrada no território nacional”, destaca José Arruda, secretário-geral da AMPV.

José Arruda adianta ainda que nesta primeira fase tivemos uma adesão muito significativa dos nossos municípios associados e acredito que muitos mais irão aderir, porque nós queremos muito levar este projeto para o terreno e criar uma ampla rede nacional que integre os territórios rurais que preservam o que temos de mais genuíno em Portugal, seja no campo da viticultura, da paisagem, das adegas, dos museus, da cultura ou das tradições. Há um património enorme que é preciso valorizar, e esse é um dos propósitos principais desta rede“.

No sentido da operacionalização do projeto foi já criada uma secção da AMPV e foi assinado um protocolo de colaboração com a ATA – Associação do Turismo de Aldeia.

A reunião do dia 1 de dezembro terá na sua Ordem de Trabalhos um período inicial onde irão intervir o vereador da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Russo, o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Luís Encarnação, o diretor da Sismutur, Augusto Ramos, a diretora da ATA – Associação Turismo de Aldeia, Márcia Mendes, o presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, e o secretário-geral da AMPV, José Arruda, que irá apresentar o projeto.

A reunião irá prosseguir com a aprovação e integração das Freguesias e Aldeias Vinhateiras na Secção da Rede das Freguesias / Aldeias Vinhateiras de Portugal da AMPV, a eleição do Grupo Coordenador da Secção e a apresentação das iniciativas previstas para 2023.

O encerramento irá contar com a presença do vencedor do I Concurso da Canção Rural, Rui Tanoeiro, do Município da Chamusca, que vai atuar com a canção vencedora. O encontro culmina com um almoço, oferecido pela organização.

      Fonte: AMPV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.