Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Com estudantes, professores, investigadores e colaboradores de todo o mundo

Politécnico de Leiria adere à United Nations Academic Impact e reforça sustentabilidade

Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria acaba de aderir à United Nations Academic Impact (UNAI), uma iniciativa que alinha instituições de ensino superior com a Organização das Nações Unidas (ONU) no apoio e contributo para a concretização dos objetivos da ONU, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Criada em 2010, a UNAI é atualmente uma rede que envolve estudantes, professores, investigadores e colaboradores de instituições de ensino superior, entre outras. Existem mais de 1.400 instituições membros em mais de 147 países, que atingem mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e investigação em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.

«A Sustentabilidade é um dos valores e prioridades centrais do Politécnico de Leiria, pelo que a aceitação da nossa instituição como membro da United Nations Academic Impact representa que estamos no caminho certo. Estamos convictos que a integração na UNAI, que potenciará uma promoção da cooperação e do debate aberto entre pares, e nos permitirá desenvolver e implementar novos projetos e soluções com o propósito fundamental de alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas», afirma Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.

A UNAI tem como uma das suas responsabilidades assegurar um elo de ligação e vínculo com as organizações parceiras, para garantir que a comunidade internacional pode utilizar a “energia” e a inovação dos jovens e da comunidade académica, nomeadamente ao nível da investigação, ao serviço da humanidade, para dar resposta a muitos dos desafios globais enfrentados atualmente.

Recorde-se que, a nível nacional, o Politécnico de Leiria pertence à Rede Campus Sustentável, que promove a cooperação de membros das comunidades do Ensino Superior em Portugal para o Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso com os princípios e a prática do desenvolvimento sustentável, nas vertentes ambiental, social e económica, seguindo uma abordagem holística, bem como a realização de diversas ações. A promoção da ética para a Sustentabilidade é uma delas, abrangendo a promoção da literacia na área da sustentabilidade da comunidade académica, para a adoção consciente de atitudes socialmente responsáveis, melhores práticas ambientais e padrões de consumo sustentáveis.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.