Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Integrada na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Leiria regista 100% de sucesso escolar

Sala da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE) da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Atualmente com 38 alunos-atletas, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento da Escola (UAARE) da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) integra atividades/desportos como Ballet, Andebol, Judo e Ju-Jitsu, Ténis e Natação. Estes alunos desenvolvem a sua atividade desportiva/artística em diversas entidades, nomeadamente, Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Atlético Clube da Sismaria, Clube de Judo Dragão, Racket Sports Club Leiria, Associação Desportiva Bairro dos Anjos e Clube Náutico de Leiria.

Recentemente visitada pelo vereador do Desporto, Carlos Palheira, e pela vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, os dois responsáveis destacaram que a UAARE se apresenta como uma resposta de alta performance na promoção do sucesso escolar de qualidade, no reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos no ano letivo anterior.

O objetivo deste projeto é conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva, tendo como destinatários os alunos-atletas do Ensino Básico e Secundário, enquadrados no regime de alto rendimento do sistema desportivo, níveis I, II, III ou, alínea d (via artística/ballet), sisando uma articulação eficaz entre a escola, as federações desportivas, os clubes, as academias de dança, os encarregados de educação, o Município e os demais agentes envolvidos.

Criado com a preocupação de garantir o bem-estar e a integração de todos os alunos-atletas, oferece acompanhamento psicológico e pedagógico personalizado, com especial atenção para aqueles que estão deslocalizados da sua residência habitual – provenientes de outros países ou de outras regiões do país.

Os resultados obtidos confirmam a UAARE desta escola como uma medida eficaz na promoção do sucesso escolar, revestindo-se de grande importância para todos os jovens atletas de Leiria que valorizam o desporto e o percurso académico. No ano letivo 2021-2022, todos os alunos-atletas da UAARE da ESALV transitaram de ano de escolaridade, com uma média de resultados de 4,7 valores (em 5) no ensino básico, e 17,6 valores (em 20) no ensino secundário, e com os alunos a registar 87% de classificações positivas a disciplinas curriculares, em comparação à média nacional UAARE (79%).

Por todos estes motivos e ainda, a sua forte integração na comunidade, a UAARE da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira deve ser reconhecida como uma boa prática em educação.

   Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.