Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Nazaré

GNR apreende mais de um quilo de meixão em afluente do rio Alcobaça

Retirada das redes ilegais

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, entre os dias 7 e 8 de dezembro, apreendeu 1,2 quilos de meixão junto ao afluente do Rio Alcobaça, na localidade de Quinta Nova, no concelho da Nazaré.

No âmbito de uma ação de fiscalização para deteção de atos ilegais nos recursos hídricos, nomeadamente a pesca ilegal ao meixão, Anguilla anguilla, os elementos do NPA detetaram, no afluente do Rio Alcobaça, duas redes de pesca com malha proibida, nomeadamente, rede mosquiteira, as quais continham o meixão. Foram apreendidas as redes e o meixão, o qual foi devolvido ao habitat natural. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Leiria.

Material apreendido pela GNR

A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

  Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.