Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

ACERBatalha tem como associados fundadores treze entidades

Associação da Comunidade de Energia Renovável da Batalha vai produzir, consumir, armazenar e vender energia renovável

Torre eólica

Decorrerá no dia 19 de dezembro, às 10h, no Cartório Notarial na Vila da Batalha, a constituição da ACERBatalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável.

A ACERBatalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, constituída por entidades públicas e privadas e que tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e para o desenvolvimento sustentável no âmbito do território do Município da Batalha, através da promoção de fontes de energia renováveis (FER), da utilização racional de energia (URE) e dos recursos naturais.

Reunindo como associados fundadores treze entidades, a ACERBatalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável passará a ter competências legais para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos e para os seus membros, bem como partilhar e comercializar entre os associados a energia renovável produzida por Unidade(s) de Produção para Autoconsumo (UPAC). Poderá ainda esta entidade sem fins lucrativos aceder aos mercados de energia, incluindo de serviços de sistema, tanto diretamente como através de agregação.

Após sete meses de trabalho e de articulação do Município da Batalha com diversas entidades do setor da energia e com o setor empresarial local, o Município da Batalha vê agora a concretização CER – Comunidade de Energia Renovável ser uma realidade.

“Apesar de ter sido um longo e complexo processo, estamos agora em condições plenas para arrancarmos com este relevante projeto que pretende oferecer melhores condições – quer de produção quer de distribuição – de energia às entidades aderentes desta associação”, concretiza Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha.

Nos termos dos estatutos aprovados, poderão aderir posteriormente à ACERBatalha – Associação da Comunidade de Energia Renovável novos associados.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.