Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

“In Market - Partilha e Valorização de Conhecimento”

Politécnico de Leiria debate a valorização e transferência de I&D+i e os desafios na captação e retenção de profissionais

Serviços Centrais do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria vai promover um debate em torno da importância da partilha e valorização de conhecimento científico e tecnológico, e dos desafios na captação e retenção de profissionais de destaque nas empresas. Intitulado “In Market – Partilha e valorização de conhecimento”, o evento tem como objetivo a valorização, partilha e transferência das tecnologias e/ou produtos inovadores desenvolvidos no âmbito das atividades de I&D+i, realizando-se já na próxima segunda-feira, dia 19, entre as 10h00 e as 16h00, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.

As boas-vindas à sessão serão dadas por Nuno Almeida, pró-presidente do Politécnico de Leiria, pelas 10h15. Segue-se a primeira sessão, subordinada ao tema “Sensibilização para a Valorização e Transferência de I&D+I”, onde Luís Ferreira, administrador da Patentree, discutirá as modalidades de proteção de PI (Propriedade Intelectual) aplicáveis à proteção de software, e Márcia Rosa, advogada e agente oficial da Propriedade Industrial, abordará o processo de registo e pedidos de patentes.

Quando forem 14h00 inicia-se a segunda sessão, sobre a temática “Gestão de Talento nas Empresas: da Captação à Retenção”, que inclui a tertúlia “Atração e retenção de talento nas empresas da região (Centro e Norte)”, com as oradoras Raquel Rita, Head of People & Culture da inCentea, e Andrea Sousa, CEO da Marca Empregado e professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. A sessão inclui ainda o laboratório de ideias “Captação de Talento para a Indústria – Desafios e Estratégias”, com Vítor Ferreira, diretor-geral da Startup Leiria. O encerramento está agendado para as 16h00.

O evento enquadra-se no “INOVC+ – Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro”, um projeto financiado pelo Centro 2020 e FEDER, no âmbito do AVISO CENTRO-46-2021-23 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – “Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico”.

PROGRAMA

10H00 – Receção Dos participantes
10H15 – Sessão de Abertura

Sessões “Sensibilização para a valorização e transferência de I&D+i”
10H30 – Modalidades de proteção de PI aplicáveis à proteção de software
11H30 – Processo de registo e pedidos de patentes
12H30 – Almoço (volante) de Networking

Sessões “Gestão de talento nas empresas: da captação à retenção”
14H00 – Tertúlia Knowledge Exchange – “Atração e retenção de talento nas empresas da região (Centro e Norte)”.
15H00 – Think Tank – “Captação de Talento para a Indústria – Desafios e Estratégias”
16H00 – Encerramento e Coffee break / Networking.

A sessão de encerramento decorrerá pelas 16h00, seguindo-se de um momento de Networking entre docentes e investigadores e as empresas presentes.

SOBRE O INOVC+

O INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.

O Ecossistema INOVC+ é composto por 19 entidades que pretendem afirmar a Região Centro como uma referência nacional de projeção internacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D+I: Universidade de Coimbra (líder do consórcio); Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Pedro Nunes; OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta; TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

O INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é um projeto com um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

    Fonte: EC e Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.