Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Opinião

Tendências da Restauração para 2023

(Pixabay | Pexels)

A pandemia não só alterou o nosso modo de viver como veio acelerar a evolução de alguns setores. O campo da restauração foi um dos que mais sofreu com as exigências do isolamento e foi aquele que mais teve de se adaptar para sobreviver. Passar pela pandemia foi desafiante e ajudou-nos a ganhar consciência em relação a alguns problemas relacionados com o meio ambiente para os quais já tínhamos sido alertados. A consequência dessa consciencialização criou tendências na restauração. A sustentabilidade ganhou força e há que estar preparado para as exigências dos novos consumidores.

WOW, um quarteirão cultural oferece várias sugestões inovadoras de restaurantes no Porto e não só, que se preparam para seguir as tendências de restauração para 2023. Os menus além de serem distintos, são deliciosos.

Fique a conhecer algumas das tendências da restauração para 2023.

Restauração mais digital

É cada vez mais comum usar-se a tecnologia como recurso, independentemente da área de negócios. A tecnologia tem influência em tudo à nossa volta e a área da restauração não é exceção. Os avanços na tecnologia foram os principais aliados da restauração na fase mais crítica da pandemia.

A principal preocupação durante a pandemia era compreender como é que podiam estar mais perto dos clientes e continuar a servir os consumidores mesmo durante o isolamento. Para resolver esta questão e tornar o serviço ainda mais acessível aos clientes, formaram-se parcerias.  As mais interessantes foram feitas com plataformas de transporte e entrega ao domicílio.

As mudanças acabaram por ser manter mesmo depois do confinamento. Prevê-se que em 2023 vai haver ainda mais aposta nas entregas, nos menus acessíveis através de códigos QR e na digitalização da restauração em geral.

A preocupação com a sustentabilidade

Se reparar, é cada vez mais comum encontrar menus com opções vegans ou vegetarianas nos restaurantes. Esta evolução nos menus está associada à preocupação com a crueldade animal e com a sustentabilidade. A procura por um mundo mais verde e o cuidado e interesse com o bem-estar animal tem contribuído para algumas mudanças no setor. Esta também é uma tendência que se irá manter em 2023. Interessa encontrar formas inovadoras e criativas de substituir a proteína animal e assim reduzir o consumo de carne. Não acompanhar a jornada ambiental pode ser prejudicial para o negócio visto que pode ser uma forma de se quebrar o laço com o consumidor.

Acredita-se também que a cozinha interventiva terá um papel importante na evolução do mercado gastronómico.

Valorização do bem-estar no trabalho

A saúde mental tem-se tornado um tópico de conversa em todos os meios. Existe interesse na parte da restauração em melhorar o bem-estar no trabalho e oferecer melhores condições. Esta é uma das formas apontadas para conseguir atrair mais trabalhadores qualificados para o setor e combater a falta de trabalhadores na área de restauração.

Mais partilha e transparência

Os consumidores dos dias de hoje preocupam-se em saber o máximo possível sobre o desenvolvimento dos negócios. Faz parte dos seus interesses apoiar apenas negócios que estejam alinhados com as suas convicções e preferências. Daí o interesse em conhecer os materiais usados nas embalagens e os meios e origem de cada um dos alimentos utilizados na preparação das refeições. Para responder às expectativas dos consumidores uma das tendências da restauração será aumentar a transparência e manter o cliente informado dos processos. Mais do que nunca é essencial investir em embalagens sustentáveis e procurar fornecedores que se preocupem com a pegada ambiental.

Sugestão de gratificação

Começa a surgir nas contas dos restaurantes uma sugestão de gratificação. Esta, que corresponde em média a 5% tem o título de taxa de gratificação. Ainda não se sabe quais serão as consequências no salário dos colaboradores nem como irão responder os portugueses a esta sugestão.

Aposta em diferentes produtos

Prevê-se que em 2023 os restaurantes comecem a apostar em diferentes receitas que façam uso de produtos regionais. Espera-se também que sejam valorizados os produtos da época de modo a evitar o desperdício alimentar. Outro dos objetivos é garantir refeições com uma apresentação criativa e refinada, mas a preços controlados.

Mais espaço para as mulheres

As mulheres são muitas vezes associadas à cozinha, mas a verdade é que quando se fala em lugares de liderança na cozinha o sexo feminino torna-se muito menos comum. Em 2023 prevêem-se mais lugares de destaque paras as mulheres na restauração. O reconhecimento das mulheres na área da restauração é, de facto, uma obrigação que não pode esperar mais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.