Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Religiosa dirigiu a Casa do Bom Samaritano durante quase 40 anos

Câmara Municipal de Ourém aprova Voto de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria José Lima

Irmã Maria José Lima

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou, na Reunião da Câmara de 2 de janeiro, um Voto de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria José Lima, que passamos a transcrever:

No Voto de Pesar, o autarca recorda que “a Irmã Maria José Lima faleceu a 24 de dezembro de 2022, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, depois de uma vida de devoção inteiramente dedicada a quem dela mais precisou.”

Nasceu na Ilha de São Miguel, mas foi longe dos Açores que abraçou efetivamente a vida religiosa. Serviu na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, de 1957 a 1981, trilhando os caminhos da fé entre as Irmãs Franciscanas da Divina Providência, fraternidade à qual se entregou durante meio século.

Ao longo deste período e durante quase 40 anos, a Irmã Maria José dirigiu a Casa do Bom Samaritano, uma resposta social criada pelo Centro Social da Divina Providência, Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Fátima, desde 1983. Também se destacou em vida pela expansão da fé além-fronteiras, levando a missão da Congregação ao Brasil e a Timor.

Conhecedor da sua obra e do seu legado, o Município de Ourém prestou-lhe tributo em vida, quando, em 2017, agraciou a Irmã Maria José Lima com a Medalha de Mérito Municipal.

“Pelo seu contributo inestimável no âmbito da educação e da ação social e pelo muito que contribuiu para o desenvolvimento social deste nosso Concelho, o Município de Ourém rende agora homenagem póstuma a Maria José Rodrigues da Costa Lima, expressando um Voto de Pesar pelo seu falecimento e manifestando as mais sentidas condolências à família, aos seus amigos e às instituições servidas ao longo de uma vida incondicionalmente dedicada ao amor pelo próximo.”

     Fonte: GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.