Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Companhia de Alcobaça completou 25 anos de atividade

S.A.Marionetas viajou mais de 40 mil quilómetros em 2022 em digressões por Portugal e pelo mundo

Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre

2022 foi o ano em que o grupo S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos completou 25 anos de atividade e também o ano em que tiveram mais público a assistir às suas produções. Assim, das 10 produções que tiveram em itinerância fizeram 89 apresentações em 63 localidades em Portugal, Tunísia, Espanha, São Tomé e Príncipe e Polónia. Percorreram 18.860 km de carro e 23.904 km de avião.

Participaram em vários festivais em Portugal e no estrangeiro dos quais se destaca: Festival Palheta em Ílhavo e Gafanha da Nazaré, Festival Periferias em Sintra, Festival de Teatro em Campo Maior, Cathage Puppetry Arts Days em Tunes e Festival OFF em Tazerka ambos na Tunísia, Festival Latitudes em Óbidos, Festival de Teatro Infantil da Batalha, Mercat de Cultura Infantil d´Orpesa em Espanha, Maratona de Robertos no Museu da Marioneta de Lisboa,  Festival Olhó Boneco em Vila do Conde, FitzMadrid-Festival Internacional del verano del Teatro de Títeres del Retiro em Madrid/Espanha, Puppets On Stage – International Festival of Street Theatres Dolls em Varsóvia na Polónia, Festival Manobras/Artemrede no Barreiro e Pombal e Festival Foliazinho na Lousada.

Em Abril foram convidados para jantar no Palácio Nacional da Ajuda pelo Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa num jantar em honra da Sua Excelência o Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova. Este convite foi em reconhecimento do trabalho desenvolvido na recuperação do Teatro Dom Roberto e na sua preservação, divulgação e internacionalização.

Em Junho fizeram o seu primeiro Coliseu do Porto onde apresentaram, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, “O retábulo do Mestre Pedro”, de Manuel de Falla.

Em Outubro voltaram a organizar o festival Marionetas Na Cidade, na sua 25ª edição, onde foi descerrada uma placa comemorativa dos 25 anos da companhia e do primeiro aniversário da entrada para Inventário Nacional de Património Cultural e Imaterial do Teatro Dom Roberto, na rua Dr. José Nascimento e Sousa em Alcobaça.

Já no final do ano receberam a nomeação dos Iberian Festival Awards para a categoria de Best Non-Music Festival.

Mas foi também o ano do espetáculo de grandes dimensões, Lúmen – uma história de amor. Em Junho a convite do TOPIC- Centro Internacional del Títere, apresentaram-ses em Tolosa/Espanha. Depois em Julho estiveram quase um mês sem vir a casa a apresentar o Lúmen: primeiro em Madrid foram abrir o festival Veranos de la Villa, onde encheram a Plaza de Espana.  Daqui seguiram para Vila Real, Bragança e Espinho e, finalmente, em dezembro, Arcos de Valdevez, sempre com milhares de pessoas a verem esta história de amor.

José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre deixam mais uma vez o agradecimento às comunidades locais que participaram na manipulação e apresentação deste espetáculo, pois sem essa dedicação e esforço seria impossível.

“Depois deste ano cheio de emoções e aventuras e sendo impossível quantificar um número certo porque muitas das apresentações são na rua, ficamos com uma estimativa que viram as nossas apresentações cerca de 25.400 pessoas”, referem os marionetistas José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre, prometendo que “até Outubro de 2024 continuamos a comemorar os 25 anos a trabalhar para o boneco.”

“Para terminar um mega obrigado à DGArtes/Ministério da Cultura pelo apoio na internacionalização, à Conteúdos Mágicos pela aventura de fazermos 4 Lúmens no mesmo ano e aos municípios e teatros que nos receberam nas várias produções ao longo do ano. Um agradecimento especial ao Município de Alcobaça por sempre, em 25 anos, ter apoiado este projeto, à União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria por desde o início ter acreditado em nós e a todos os comerciantes, empresários, artistas e cidadãos comuns que continuam a fazer este caminho connosco e que os nomes nunca querem que apareçam o nosso muito obrigado,

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.