Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Nos hospitais de Caldas da Rainha e Torres Vedras

Centro Hospitalar do Oeste acolheu 46 novos médicos para realização do Internato

Novos médicos internos do Centro Hospitalar do Oeste

Esta segunda-feira, 2 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste recebeu 46 médicos internos, 34 da Formação Geral e 12 da Formação Especializada, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

A sessão de boas-vindas aos 34 internos da Formação Geral decorreu presencialmente durante a manhã na Unidade de Caldas da Rainha, e foi conduzida pela diretora do Internato Médico, Sara Santos, e contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do CHOeste, Elsa Baião. Os internos assistiram à cerimónia nacional de boas-vindas organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), transmitida em direto via streaming para todo o país, a partir das instalações do
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Durante a tarde, realizou-se a receção aos 12 médicos de Formação Especializada, distribuídos pelas especialidades Medicina Interna (5), Pediatria (2), Ginecologia / Obstetrícia (1), Cirurgia Geral (2), Ortopedia (1) e Pneumologia (1).

Nas suas intervenções de boas-vindas, a presidente do Conselho de Administração do CHOeste, Elsa Baião, desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais aos novos médicos nesta nova etapa formativa, e expressou que conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da Instituição, assim como na valorização da vertente humana nos cuidados prestados aos doentes.

Recorda-se que o Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul.

No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo
da área de especialidade.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

     Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.