Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Ourém

Centros Escolares Fátima Sul e Atouguia já têm projetos de execução aprovados

Futuro Centro Escolar Fátima Sul

O Executivo Municipal de Ourém submeteu os projetos de execução referentes à construção do Centro Escolar Fátima Sul e do Centro Escolar de Atouguia à apreciação da Câmara Municipal, na reunião ordinária de 15 março. Os projetos, que pretendem reforçar e reabilitar as infraestruturas educativas concelhias, foram aprovados por unanimidade e serão candidatados a fundos comunitários que poderão comparticipar até 85% do investimento previsto.

O Centro Escolar Fátima Sul resultará da reabilitação e ampliação do Jardim de Infância de Boleiros, conferindo-lhe um carácter unificado e adaptado aos critérios funcionais e de conforto contemporâneos. A intervenção prevista permitirá dotar o edifício de 4 salas de aula dirigidas ao 1º Ciclo do Ensino Básico e 3 salas de atividades afetas ao Pré-escolar, além dos respetivos espaços complementares.

O projeto prevê a criação de um átrio principal, a partir do qual será feita a articulação direta entre os vários espaços e núcleos funcionais do Centro Escolar Fátima Sul, nomeadamente os espaços do ensino Pré-escolar, a biblioteca e o refeitório (mais os respetivos espaços de apoio), com os espaços do 1º Ciclo, espaços complementares de apoio (Sala do Futuro, sala de CAF e sala de AAAF), gabinete de atendimento e instalações sanitárias de adultos. A proposta contempla ainda a construção de um recreio coberto.

Investimento do Centro Escolar Fátima Sul ascende a 1,8 milhões de euros.

O projeto de execução seguirá agora para procedimento concursal público, com um prazo de execução de 14 meses a partir da data da consignação, e representa um investimento de sensivelmente 1 milhão e 800 mil euros.

O projeto referente à reconversão do Jardim Infantil atual em Centro Escolar de Atouguia, contempla a construção de um novo edifício para instalação da Escola Básica do 1º Ciclo e a reabilitação do edifício existente para corrigir diversas patologias e melhorar a sua eficiência energética. O novo edifício destina-se ao 1º Ciclo do Ensino Básico, com a instalação de 4 salas de aula, e a empreitada prevê a partilha de alguns compartimentos, nomeadamente o refeitório, a biblioteca e a sala polivalente do novo edifício. A entrada principal do Centro Escolar de Atouguia vai ficar integrada num átrio interior que liga os espaços de ensino, estabelecendo uma relação próxima com o exterior e com as zonas de apoio comuns.

O projeto aprovado em reunião de Câmara será agora sujeito à abertura de concurso público para execução da empreitada, com um prazo de execução de 12 meses e uma estimativa orçamental de aproximadamente 1 milhão e 300 mil euros.

A execução dos projetos referentes ao Centro Escolar Fátima Sul e Centro Escolar de Atouguia ficarão dependentes da aprovação da candidatura a fundos comunitárias anteriormente referida, assim como o projeto de reabilitação da Unidade de Cuidados de Saúde de Rio de Couros (também aprovado na reunião de Câmara de 15 de março) e o projeto respeitante ao novo Centro de Saúde de Caxarias que está ainda a ser ultimado.

  Fonte: LC|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.