Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Equipamentos de gestão inteligente têm um volume de recolha de 200 litros

Município de Azambuja distribui 26 oleões para recolha de óleo alimentar usado no concelho

Oleão

A Câmara Municipal de Azambuja concluiu, no passado mês de janeiro, pelas sete freguesias do concelho, a distribuição de 26 oleões destinados à recolha de óleo alimentar usado.

Os equipamentos de gestão inteligente de óleo alimentar usado têm um volume de recolha de 200 litros, são resistentes ao fogo e têm um sistema de tranca interior. Permitem a deposição de garrafas e garrafões de plástico, até 7 litros, com óleos alimentares usados, seja óleo vegetal seja também azeite.

Os oleões estão equipados com sistema de sensorização, que permite medir o nível de enchimento em tempo real, o que permitirá evitar deslocações desnecessárias para a sua recolha, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa, rumo a neutralidade carbónica.

A utilização dos oleões conta com um sistema de interação onde, através da aplicação móvel (App): “Carbon Foote”, os munícipes poderão registar os seus depósitos no oleão. A aplicação é de acesso gratuito e está disponível para dispositivos Android e IOS. A Câmara Municipal implementará, em breve, um sistema de incentivos com o objetivo de premiar os cidadãos que efetivamente fazem a reciclagem do seu óleo alimentar usado.

Os 26 oleões encontram-se distribuídos pelas sete freguesias do concelho, nas seguintes localizações:

– Freguesia de Azambuja: na Rua Frei Teófilo da Trindade, na Avenida dos Condes de Azambuja, na Rua do Grupo Desportivo de Azambuja, na Rua Alves Redol, na Rua André Pessoa e na Rua dos Casaleiros – Casais de Baixo;

– Freguesia de Aveiras de Cima: na Rua José Luís Soares Brito, na Rua 25 de Abril (Mercado Diário), no Parque Urbano da Milhariça, na Estrada da Ameixoeira (Vale Coelho) e na Avenida 25 de Dezembro (Vale Brejo);

– Freguesia de Alcoentre: na Rua Conselheiro Arouca, na Rua das Flores (Quebradas), na Rua da Capela (na ACR Casais das Boiças) e na Rua 1º de Dezembro (Tagarro).

– Freguesia de Aveiras de Baixo: na Rua da Liberdade, na Rua João Caetano (Casais da Lagoa) e na Rua Visconde de Asseca (Virtudes).

– União das Freguesias: na Rua Manuel Luís Damas (Manique do Intendente), na Rua do Soldado Desparecido (Arrifana), na Rua 25 de Abril (Maçussa), na Rua de Sto. António (Casal d’Além) e na Rua Pedro Alves Jaleco (Vila Nova de São Pedro).

– Freguesia de Vale do Paraíso: na Rua dos Barreiros.

– Freguesia de Vila Nova da Rainha: na Rua Manuel Joaquim Alves Dinis e na Rua dos Arneiros.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.