Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Empresários podem formalizar certificação com o programa Good Travel Seal+

Nazaré está em processo de certificação como destino turístico sustentável

Orlando Rodrigues e Walter Chicharro na apresentação do Good Travel Seal

O Município da Nazaré e os representantes da Green Destinations em Portugal, a Th1nk, apresentaram esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o Good Travel Seal, um novo programa de certificação dirigido aos agentes económicos ligados à indústria do turismo, ao mesmo tempo que fizeram o ponto de situação relativamente à Certificação do destino Nazaré.

O presidente da Câmara, Walter Chicharro, lembrou que “desde 2021 que o Município tem vindo a participar na certificação do Green Destination, dando-se, este ano, a primeira auditoria,” que o autarca espera que se traduza na atribuição do selo de qualidade.

Reconhecendo que as questões da sustentabilidade são cada vez mais relevantes, o autarca referiu que as escolhas dos destinos, dos restaurantes, dos alojamentos, entre outros, também “já são feitas, em parte, por pessoas levadas por essas escolhas, como tal estes selos são ativos diferenciadores. Este programa Good Travel Seal pretende trazer esse know how às empresas ligadas ao turismo, avaliar e premiar os seus compromissos nos campos da responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e segurança.”

Pedro Mendes, da Th1nk, explicou que está em causa uma “certificação que trabalha toda as áreas do município, desde a cultura, a tradição, a relação com os agentes, as vertentes económica, social e destino. Tem como fator principal a vertente da gestão do Município e o valor que a mesma acrescenta”, salientando que os primeiros beneficiados deste são os munícipes e o resultado final será a “forma como os outros nos percecionam através dessa certificação”.

A primeira auditoria irá acontecer num período próximo, dentro de três meses, sendo, por essa altura, atribuído o primeiro selo como destino certificado ao Município da Nazaré.

“Pretende-se que este selo seja um valor para o destino, para a marca e para os agentes, que vão ser convidados (agentes económicos, população e o município). A forma como as pessoas que vão usufruir do produto turístico Nazaré e a forma como o vão vender refletirá muito a forma como são tratadas, as experiências que viverem e a perceção com que ficaram do destino”.

O país tem vivido muito da massificação do turismo, mas este turismo de massas não é apontando como estratégia dos destinos para o futuro. “Queremos um turismo com um nível qualitativo muito elevado”.

“É importante ter a certificação e o selo, mas também é muito importante comunicar e fazer chegar a informação ao cliente final, estar em mercados para cativar o cliente que se ambiciona. Temos que mostrar o que temos, o que fazemos e como fazemos. Esta certificação vai fazê-lo, mas é fundamental chegar a esses mercados”.

Pedro Mendes destacou a “qualidade do produto” como a peça fundamental, tal como o é “a perceção que criámos e a forma como as pes

Dados do World Travel & Tourism Council sobre a tendência atual e futura do turismo, indicam que 69% das pessoas procuram destinos que promovem opções sustentáveis, sendo os alojamentos locais um fator de escolha de 53% deste público.

Por sua vez, Diogo Neves, também a Th1nk, adiantou que a auditoria será, em condições normais, realizada em abril, esperando-se um de 4 resultados possíveis, sendo que “para obter o nível mínimo (bronze) são necessários 60% de conformidade nos 84 critérios do prémio, e para a platina implica estar no nível máximo, ao passo que para chegar ao nível superior, designado por Green Destinations Certified, onde, à data, constam apenas 5 destinos no mundo (dois nos USA, 1 em Itália; 1 nos Países Baixos e 1 na Áustria) haverá um caminho a percorrer. O Município da Nazaré ainda não tem nenhum destes 4 níveis, e terá a primeira auditoria em breve”.

Sobre o envolvimento da comunidade neste desafio, tido como crucial para o sucesso futuro da certificação, Diogo Neves disse que é essencial que os agentes económicos locais acompanhem o processo, tanto mais que “os turistas, cada vez mais, procuram o Município certificado e o usufruto de atividades e alojamento certificados”.

Em 2021 lançou-se o Good Travel Seal+, que funciona de forma semelhante aos do Município, do qual os agentes económicos locais podem obter entre 1 a 3 estrelas, consoante os critérios que cumprirem na avaliação pelo auditor.

“O programa, para além das boas práticas internas que traz, vai atrair os turistas que queremos para o futuro, ou seja, os mais conscientes em termos ambientais e da sustentabilidade”.

“Este projeto integra-se na estratégia do Município para o desenvolvimento do turismo e a sustentabilidade ambiental”, explicou o vereador na Câmara da Nazaré, Orlando Rodrigues. “Para nós, é importante o turismo de verão”, mas pretende-se desenvolver um produto competitivo e apelativo para todo o ano.

A Nazaré está no programa de certificação da Green Destinations desde 2021. A Green Destinations, entidade que promove mundialmente destinos de turismo sustentáveis, lançou, recentemente, o Good Travel Seal, um programa de certificação para os agentes económicos ligados à indústria do turismo, que apoia a sustentabilidade para empresas ligadas ao turismo, avaliando e premiando o seu compromisso nos campos da gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança.

Fonte: SM|GCI|CMN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.