Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Na terça-feira de Carnaval

Carnaval de Torres Vedras teve uma longa tarde de folia no último corso

“As Robertas – Do 0 aos 100” conquistaram o Prémio do Público

O Carnaval de Torres Vedras foi para as ruas em dia de Entrudo e cerca de 52 mil pessoas não quiseram perder aquele que foi o último corso da edição de 2023, ano em que se celebra o Centenário deste Carnaval.

O carro alegórico que transportou os Reis atuais e os seus antecessores esteve em grande destaque durante a tarde, distribuindo momentos de alegria e reavivando memórias de carnavais passados. Os outros cinco carros alegóricos também desfilaram, em conjunto com grupos de mascarados, zés-pereiras, cabeçudos, cavalinhos e associações carnavalescas.

Os vencedores do Concurso de Grupos de Mascarados foram conhecidos a meio da tarde. Depois de os 34 grupos terem desfilado pela primeira vez no sábado à noite, foi com entusiasmo e expectativa que se reuniram em frente ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras para o anúncio dos premiados.

O Prémio da Real Confraria foi atribuído ao grupo “Não há festa 100 ele”, que em 2020 também venceu este prémio. Tal como em 2020, “As Robertas – Do 0 aos 100” conquistaram o Prémio do Público, que resultou da votação do público na noite de sábado. O Prémio de Grupo, que foi votado pelos grupos a concurso, foi atribuído ao grupo “Sem ânus de Foldia”.

Ao entardecer, o Tó’Candar Paladin arrastou uma multidão de pessoas que não perderam esta oportunidade para se despedirem do Carnaval de Torres Vedras ao ritmo da Banda Baco. Os carros espontâneos também desfilaram uma última vez para gáudio dos foliões.

Em ano de Centenário do Carnaval de Torres Vedras, a habitual volta a pé ao corso dos Reis do Carnaval foi especial, sendo acompanhada pelos antigos Reis e Rainhas. Foi desta forma que terminou o último corso do Carnaval de Torres Vedras.

O Enterro do Entrudo, na noite de quarta-feira, marca o fim do reinado da folia. Com início na Avenida Tenente Valadim, este momento reúne uma pequena multidão vestida de preto que acompanha o Rei do Carnaval até ao local do seu julgamento – o Tribunal de Torres Vedras.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal.

    Fonte: AC|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.