Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

No segundo aniversário do Parque Verde

Abertura de estufas do Parque Verde de Alcobaça assinala o Dia Mundial da Árvore e a primavera

Estufa do Parque Verde de Alcobaça

O Dia Mundial da Árvore e o início da primavera são assinalados este domingo, dia 21 de março, com a abertura das duas estufas do Parque Verde de Alcobaça. A abertura excecional ao público, apenas este domingo, das 10h00 às 17h00, pretende também assinalar o segundo aniversário da inauguração do Parque Verde da cidade de Alcobaça.

O Parque Verde contou com um investimento de 2,5 milhões de euros (dos quais 85% comparticipados por fundos comunitários) e inclui uma cafetaria, um skate parque, uma galeria ripícola e um parque infantil com jogos de água.

O Parque Verde de Alcobaça, situado na entrada nascente da cidade, abraça o rio Alcoa e preserva os antigos caminhos da água para o Mosteiro de Alcobaça. Trata-se de um novo espaço de lazer, inaugurado no dia 21 de março de 2019, que promove o encontro de gerações e onde o sol, a terra, a água e a natureza convivem em plena harmonia.

Pretendeu-se devolver o rio à cidade de Alcobaça, respeitando o património ambiental e o legado cisterciense, reforçando a qualidade de vida da comunidade local e dos visitantes.

Esta área, com mais de seis hectares, constitui, também, uma nova centralidade e um espaço social amplo, propício ao desporto espontâneo, a atividades ao ar livre e capaz de acolher os mais diversos eventos.

Este parque municipal integra ainda uma ampla estratégia de mobilidade sustentável, que inclui a pedonalização progressiva do rio Alcoa, desde a sua nascente até à foz.

    Fonte: CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.