Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Politécnico congratula-se com aprovação do diploma na Assembleia da República

Politécnico de Leiria vai poder conferir o grau de doutor e designar-se “Polytechnic University”

Politécnico de Leiria já ministra dois doutoramentos em associação com universidades portuguesas

A Assembleia da República aprovou, no dia 24 de fevereiro, as alterações da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, permitindo desta forma que o Instituto Politécnico de Leiria possa conferir o grau de doutor e adotar a designação em língua inglesa de “Polytechnic University”, no âmbito da estratégia de internacionalização da instituição. Esta medida aplica-se, de igual forma, a todos os Institutos Politécnicos a nível nacional.

Neste quadro, a partir do próximo ano letivo 2023/2024, e no que respeita às alterações propostas ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), é estabelecido que “as instituições de ensino politécnico conferem os graus de licenciado, mestre e doutor, nos termos da lei”.

O Instituto Politécnico de Leiria congratula-se com a aprovação, pela Assembleia da República, da proposta que permite às instituições politécnicas a atribuição de doutoramentos de forma autónoma e a utilização da designação de “Polytechnic University”.

O Instituto Politécnico de Leiria já se encontra a preparar novos programas doutorais, dentro das áreas em que possui uma experiência científica e académica relevante, nomeadamente no âmbito das unidades de investigação que já foram reconhecidas com a avaliação de “Muito Bom” e “Excelente” pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT).

Recorde-se que, o Politécnico de Leiria ministra, atualmente, dois doutoramentos em associação com universidades portuguesas, nas áreas de Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, e em Criação Artística. Desde 2020, lidera a Universidade Europeia RUN-EU (Regional University Network – European University), constituída por sete instituições de ensino superior de seis países da União Europeia.

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.