Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Um minuto de leitura por dia nem sabe o bem que lhe fazia…

Biblioteca Municipal de Alcobaça e António Manuel Catarino lançam vídeos “Lê-me n(um) Minuto”

Biblioteca Municipal de Alcobaça

Com a vida acelerada dos nossos dias é difícil, mas a Biblioteca Municipal da cidade de Alcobaça sugere que tire por dia apenas um minuto para ler, ou ouvir alguém ler para si. A aposta num projeto cativante, para incentivar potenciais leitores, o que visto assim, até parece fácil.

Vídeos de um minuto, gravados em vários planos e espaços do edifício, mostram a biblioteca nas redes sociais, e os colaboradores da biblioteca leem em voz alta, pequenos excertos dos livros que toda a equipa selecionou, fomentando o gosto pela leitura dos visualizadores.

O Lê-me n(um) Minuto partiu de um convite ao autor premiado do Books and Movies 2018, António Manuel Catarino, da Benedita, que também é professor, sociólogo e fotografo, faceta em que tem feito alguns trabalhos em vídeo nomeadamente booktrailers, e que, aceitou prontamente o papel de realizador e produtor de todos os vídeos Lê-me n(um) Minuto, reconhecendo que uma biblioteca que mostra a sua casa e a sua equipa a ler, tem muito maiores probabilidades de cativar leitores, novos e atuais.

A equipa da BMA e o realizador defendem neste um projeto dinâmico uma biblioteca viva e focada no papel do desenvolvimento e da melhoria das competências de leitura, que mostra o objeto livro como um aliado e uma ferramenta disponível gratuitamente.

Desde abril que têm vindo a ser disponibilizados regularmente e de forma aleatória, nas redes sociais da BMA e extensivamente das Redes das Bibliotecas dedo concelho e da região, os primeiros 50 vídeos Lê-me n(um) Minuto gravados no início do ano, e que destacam 50 dos milhares de exemplares disponíveis para empréstimo na biblioteca da cidade. Em agosto será gravada a segunda série do projeto.

No intuito de aumentar e consolidar os hábitos de leitura da comunidade, a Biblioteca Municipal de Alcobaça encontra desta forma novos caminhos para chegar aos atuais e novos leitores. Uma instituição que comemora em novembro próximo os seus 18 anos, atingindo a maioridade no palacete Araújo Guimarães na cidade, onde está instalada desde 2001.

 

Atalhos para alguns dos vídeos já exibidos

 

https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca/videos/2233005100284414/

 

https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca/videos/2327223510846088/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.