Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Depois de totalmente cumprido e encerrado

Orçamento Participativo de Azambuja 2021/2022 atribui 15 mil euros a cada um dos 8 projetos vencedores

Material para a Cruz Vermelha Portuguesa

O Município de Azambuja lançou, em 2021, pela primeira vez, o seu Orçamento Participativo (OP) que, devido à pandemia Covid-19, foi dinamizado em formato online.

Nessa edição de estreia, 2021/2022, foram apresentadas 37 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis, 20 das quais foram validadas para a fase de votação. Concluída a votação pelo público, de acordo com o regulamento foram encontrados os 8 projetos vencedores, que foram contemplados, cada um deles, com uma verba na ordem dos 15 mil euros.

Os projetos vencedores do primeiro OP foram, então, “Novos cacifos para os Soldados da Paz”; “Vestir 25 Heróis”; “Revitalizar o veículo urbano de combate a incêndios”; “Por bombeiros mais protegidos – novos capacetes”; “Um quartel para igualdade de género”; “Novos Equipamentos, Melhor Socorro”; “Posto Médico Avançado”; e ainda “Tenda de Emergência Médica + Posto de Comando”.

A Câmara Municipal de Azambuja informa que, os projetos forma concretizados a 100%, encerrando, assim, a edição 2021/2022.

Material para os Bombeiros Voluntários da Azambuja

Recorde-se, que a iniciativa do Orçamento Participativo pretende incentivar o envolvimento ativo e construtivo dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida por parte da verba do orçamento público.

A segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Azambuja arranca já em março de 2023, com mais 120 000,00€ destinados a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 000,00€ a cada projeto. A autarquia convida todas e todos os munícipes a participarem nas várias fases do OP, apresentando as suas ideias de desenvolvimento para o concelho e, depois, votando nos projetos da sua preferência.

   Fonte: DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.