Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Para deslocações a consultas ao Hospital ou aos Centros de Saúde

Táxi 65+ chega a Leiria dinamizado pelo Município

Cartaz

O Táxi 65+ é um serviço dinamizado pelo Município de Leiria, através do qual será disponibilizado o transporte de táxi a pessoas com mais de 65 anos, para deslocações a consultas ao Hospital ou aos Centros de Saúde, tratamentos, exames complementares de diagnóstico e internamentos.

Podem beneficiar deste serviço pessoas com mais de 65 anos, residentes no concelho de Leiria e, seniores com rendimentos iguais ou inferiores ao valor do IAS/2023 (480,43 euros). A deslocação por motivos de saúde, é gratuita e contempla a viagem de ida e volta. Para usufruir deste serviço, será disponibilizado um livro com 12 tickets a cada beneficiário.

A chamada de táxi será efetuada para os contactos telefónicos disponíveis para este serviço, até um Centro de Saúde, Hospital ou Clínica Médica, situados no concelho de Leiria, tal como o trajeto de regresso.

O Táxi 65+ encontra-se disponível 24 horas por dia. O serviço é distribuído entre a empresa “Táxis Digital”, através dos contactos 244 832 555 e 919 700 333, e a empresa “Táxis Ideal”, através dos contactos 244 815 900, 916 500 100 e 969 944 904.

Os percursos são divididos em Zona 1 e Zona 2.

A cargo da “Táxis Digital” fica a Zona 1 que engloba as freguesias de: Leiria, Pousos, Barreira e Cortes; Santa Catarina da Serra e Chainça; Arrabal; Caranguejeira; Santa Eufémia e Boa Vista; Colmeias e Memória; Bidoeira de Cima, Bajouca, e Monte Redondo e Carreira.

A empresa “Táxis Ideal”, fica com a Zona 2, que integra as freguesias de Maceira; Parceiros e Azoia; Marrazes e Barosa; Regueira de Pontes; Amor; Souto da Carpalhosa e Ortigosa; Monte Real e Carvide; Coimbrão e Milagres.

Cada pessoa pode usufruir de um número máximo de 12 viagens por ano, sendo as utilizações descontadas no momento da solicitação do serviço.

Para beneficiar do Táxi 65+, os interessados que preencham as condições referidas devem dirigir-se ao Gabinete de Atendimento Social na Câmara Municipal, ou à respetiva Junta de Freguesia, preencher o formulário próprio (em anexo), e apresentar o Cartão de Cidadão e comprovativos dos rendimentos.

Pretende-se com este serviço aproximar os cidadãos aos serviços de saúde, principalmente aqueles que se encontram em situação mais vulnerável, nomeadamente os idosos que se encontram em situação de isolamento ou não possuem suporte familiar. Por outro lado, é uma forma de apoiar as duas associações de táxis do concelho, que seguramente irão ter um incremento de solicitações.

       Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.