Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Leiria

SMAS têm em curso obras de 6,5 milhões de euros nas freguesias de Colmeias, Milagres, Monte Redondo e Coimbrão

OS SMAS de Leiria e o Município promoveram, esta quarta-feira, dia 8 de março, uma visita pelas obras de saneamento e abastecimento que têm em curso nas freguesias de Colmeias, Milagres, Monte Redondo e Coimbrão, num investimento de 6,5 milhões de euros.

Em Colmeias, trata-se de um investimento de 810 mil euros, na rede de drenagem de águas residuais nos lugares de Raposeira, Vale da Raposeia e Lameiria, com um total de 10.765 metros de coletor, 191 ramais e uma estação elevatória.

Nos Milagres, o investimento é de 990 mil euros e contempla a rede de drenagem de águas residuais nos lugares de Colónia Agrícola, Portela da Mata, Mata (parte), Casal do Pilha e Alcaidaria (parte), num total de 9.986,7 metros de coletor, 178 ramais e três estações elevatórias.

Já em Monte Redondo, a obra prevê intervenção nos lugares de Monte Redondo (parte), Santo Aleixo, Paço, Ribeira da Bajouca, Lezíria, Montijos, Matos e Lavegadas de Cima (parte) e ainda a reabilitação da rede de distribuição de água do reservatória da freguesia (zona alta), estando estimado um investimento de 2,9 milhões de euros.

Esta rede de saneamento compreende 31.927 metros de coletor, 697 ramais e uma estação elevatória, enquanto a rede de água contempla 10.306 metros de condutas e 102 ramais.

Na EN109-9, via que inicia em Monte Redondo e passa pelo Coimbrão, encontra-se em curso a construção da conduta adutora até à Praia do Pedrógão, num investimento de 1,6 milhões de euros, com 12.932,2 metros de condutas da rede de água.

“Estamos a dar continuidade ao investimento na extensão da rede de saneamento no concelho, que consideramos de grande importância para garantir acesso à população a este serviço de enorme importância para a qualidade de vida, mas também por se tratar de um desígnio ambiental que assumimos para a nossa região”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Leiria e do Conselho de Administração dos SMAS, Gonçalo Lopes.

“Nesta fase, os trabalhos ocorrem em zona de maior dispersão habitacional, que envolvem um investimento maior, mas que vão contribuindo para irmos paulatinamente aumentando a taxa de cobertura que, com estas obras, vai atingir os 95 por cento”, acrescenta.

A visita contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, do presidente da Junta de Freguesia de Milagres, Mário Gomes, da presidente da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Céline Gaspar, e do presidente da Junta de Freguesia de Coimbrão, Tiago Santos.

  Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.