Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Na Ortigosa

GNR de Leiria deteta descarga ilegal de efluentes pecuários

Tudo de descarga ilegal de efluentes

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, no dia 9 de março, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, na localidade de Ortigosa, concelho de Leiria.

No decurso de uma denúncia de um popular, os elementos do NPA detetaram uma descarga de efluentes pecuários para o solo sem qualquer tipo de tratamento de depuração, provenientes de uma exploração pecuária, com recurso a uma bomba submersível, introduzida no interior da fossa estanque de receção de efluentes dos núcleos de produção.

Devido à pronta intervenção desta Guarda, os efluentes descarregados não atingiram as linhas de água adjacentes, uma vez que aquando da chegada ao local foi cessada a infração, tendo sido desconectada a energia da bomba submersível.

Desta ação resultou a identificação exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

     Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.