Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Na sequência de um protocolo assinado com a Direção Geral do Consumidor

Município de Leiria recebe centro de atendimento e apoio ao consumidor

Paços do Concelho de Leiria

O Município de Leiria vai receber um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), na sequência de um protocolo assinado esta sexta-feira, dia 17 de março, com a Direção Geral do Consumidor (DGC).

O CIAC materializa-se na criação de uma estrutura de atendimento e apoio ao consumidor do concelho de Leiria, reforçando os mecanismos de defesa daqueles, que, na maioria das vezes, são o elo em situação de maior vulnerabilidade nas cadeias de consumo.

“Num tempo em que informação é sinónimo de poder, acredito que este Centro, pela natureza da sua missão e maior proximidade, vai contribuir para um maior equilíbrio nas relações de consumo”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acrescentando a disponibilidade do Município para continuar a aprofundar o trabalho neste campo, em parceria com as instituições que atuam na defesa dos consumidores.

Ana Catarina Fonseca, diretora-geral da Direção Geral do Consumidor, destacou o papel que os Municípios podem desempenhar na defesa dos consumidores, fortalecendo o sentido de cidadania da população.

Dentro da missão do CIAC, cujo apoio aos consumidores é gratuito, destaca-se a existência de uma rede de aconselhamento para consumidores endividados, a disponibilização de apoio na intermediação de conflitos de consumo e ainda a existência de técnicos com competências para o aconselhamento a consumidores endividados, que oferecem uma dimensão de especial relevância social a esta estrutura.

A DGC é um serviço público da administração central, que tem por missão contribuir para a elaboração, definição e execução da política de defesa do consumidor com o objetivo de assegurar um nível elevado de proteção.

Entre outras atribuições, cabe-lhe dinamizar o Sistema de Defesa do Consumidor a nível nacional e assegurar a atuação coordenada das atividades relacionadas com a defesa do consumidor que sejam desenvolvidas pelas entidades públicas e privadas abrangidas nesse sistema.

 Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.