Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Estudantes do Cadaval acompanharam de perto técnicos do Município e do ICNF

Dia das Florestas assinalado na Serra de Montejunto com abate de acácias e monitorização de borboletas

Alunos do Cadaval junta às acácias abatidas

Na quinta-feira, 23 de março, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, a Câmara Municipal do Cadaval procedeu ao abate por desmonte, com recurso à escalada, de árvores da espécie invasora Acácia SP, na Mata Nacional da Quinta da Serra, na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Parque de Campismo). No mesmo dia e local, os técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) executaram uma monitorização de borboletas.

As duas iniciativas foram acompanhadas por alunos do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural e do Curso de Comunicação e Serviço Digital do Agrupamento de Escolas do Cadaval, com o intuito de consciencializar os jovens para os problemas resultantes de espécies invasoras, em particular das Acácias SP. Com este tipo de ação pretende-se proteger a biodiversidade, diminuir o risco de incêndio na Mata Nacional da Quinta da Serra e criar laços a longo prazo entre os jovens cadavalenses e a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

O ICNF, I.P. e a Câmara Municipal do Cadaval oferecem a madeira proveniente dos abates à população local mediante identificação prévia. Na receção do Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto poderá levar pequenas quantidades de madeira até ao próximo sábado, dia 25 de março.

Monitorização de Borboletas

Ação de Monitorização de Borboletas pelos técnicos do ICNF

Presentes no alto da serra, os jovens também tiveram oportunidade de acompanhar uma Ação de Monitorização de Borboletas pelos técnicos do ICNF, tendo ficado a conhecer as várias espécies que predominam na Serra de Montejunto. Ainda observaram de perto todos os passos de monitorização, participando ativamente nos mesmos.

Este ano o tema do Dia Internacional das Florestas é “Florestas e Saúde”. O objetivo é assinalar a importância das florestas ao nível da saúde, visto que purificam a água e o ar, capturam carbono, produzem comida e medicamentos que salvam vidas, melhoram o nosso bem-estar, entre muitos outros benefícios.

  Fonte: SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.