Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Apresentações de música coral sacra ocorrem de 2 a 6 de abril com entrada livre

Cistermúsica Sacra traz aos Mosteiros de Alcobaça e de Cós concertos e palestras durante a Semana Santa

Officium Ensemble

O Cistermúsica Sacra, cuja primeira edição conta com a direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin, realiza-se entre os dias 2 e 6 de abril. Esta nova atividade traz à região de Alcobaça, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra durante a Semana Santa, especificamente ao Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Cós e Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição.

Enquadrado nesta época simbólica de expressão musical religiosa, o Cistermúsica Sacra conjuga iniciativas de formação coral com concertos e apresentações públicas.

No dia 2 de abril, às 19h00, o Officium Ensemble apresenta-se no Mosteiro de Cós com o programa “Requiem æternam: Manuel Cardoso – Uma missa de requiem na renascença ibérica” interpretando obras de Manuel Cardoso, Filipe de Magalhães, Alonso Lobo, Duarte Lobo, Aires Fernandez e Estêvão Lopes-Morago.

Os participantes do Atelier Avançado de Polifonia Portuguesa, dirigido por Pedro Teixeira, interpretam um programa dedicado à música coral do Mosteiro de Alcobaça e da Sé de Évora no dia 4 de abril, às 19h00, no Claustro D. Dinis e na Sala do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça. O trabalho apresentado é o resultado de uma das formações corais do Cistermúsica Sacra, cujos participantes são estudantes do ensino superior de música e coralistas profissionais.

O “Concerto de Semana Santa” será interpretado no dia 5 de abril, às 21h00, pelo Coro José Joaquim dos Santos, no Mosteiro de Cós. Um programa inteiramente dedicado à Música Coral Litúrgica, composto por repertório litúrgico de várias épocas, desde o Canto Gregoriano ao contemporâneo.

Apesar da entrada ser livre, os interessados em assistir aos concertos devem reservar antecipadamente a sua entrada em www.cistermusica.com

Serão também promovidas palestras na Biblioteca Municipal de Alcobaça: sobre “Música e Liturgia no Mosteiro de Alcobaça”, a 3 de abril, às 17h00, pelo Prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira, e dia 5 de abril, às 14h00, sobre “O Canto na Liturgia”, pelo Padre Pedro Lourenço.

Pedro Teixeira

Por fim, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que será celebrada a 6 de abril, às 21h30, na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça terá a animação musical dos participantes do Atelier de Música Litúrgica, fruto da estreita articulação com a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça. Este atelier, dirigido por Tiago Morin, envolve coralistas amadores e elementos de diversos coros litúrgicos da região.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Cistermúsica Sacra é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes.
Mecenas: Crédito Agrícola
Parceria estratégica: Município de Alcobaça
Apoios: Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, Paróquia de Cós e União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes.

   Fonte: DM|DC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedro Tavares

Tema e assunto do maior interesse. Pelo que mereciam e deviam ser melhor divulgados e noticiados. Obrigado