Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Iniciativa envolve 24 municípios e é apresentada dia 14, na ESTG, em Leiria

Politécnico de Leiria lança estrutura pioneira para desenvolver Região de Leiria e Oeste

Dar as respostas do ensino e da investigação às necessidades e desafios regionais e promover uma cooperação estreita com o tecido empresarial e social dos municípios do ecossistema da Região de Leiria e Oeste é o grande objetivo da estrutura de missão pioneira para desenvolver a região que vai ser lançada pelo Politécnico de Leiria no dia 14 de abril, pelas 11h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Consciente de que o desenvolvimento sistémico depende da intensidade e maturidade do conhecimento cocriado com os atores do território, a Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Ecossistema da Região de Leiria e Oeste (EM@IPLeiria), a primeira a ser criada em Portugal com esta ambição, irá apoiar e motivar o ecossistema a nível estratégico, tático e operacional a transformação das potencialidades da região, através da dupla transição digital e verde, e enquadra-se no papel estratégico do Politécnico de Leiria enquanto ‘Universidade para a Região’. Irá envolver 24 municípios e respetivas comunidades intermunicipais, empresas, instituições culturais e sociais, entre outras, da Região Centro e de Lisboa e Vale do Tejo.

A sessão de lançamento será apresentada pelo presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, pelo coordenador da Estrutura de Missão, o professor Agostinho Silva e pelo anterior Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, responsável pelas áreas da Economia e Transição Digital no Governo. Os representantes dos 24 municípios na EM@IPLeiria estarão também na sessão de lançamento.

A EM@IPLeiria pretende potenciar o desenvolvimento de uma aliança cívica e regional estratégica, com a capacidade de criar um compromisso de longo prazo para o desenvolvimento do território e apoiar um ecossistema de inovação regional mais integrado e sustentável.

A premissa é a de que os modelos de desenvolvimento devem assentar na qualidade e intensidade do conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior e respetiva conversão em valor dentro do ecossistema.

A sessão de lançamento decorre pelas 11h, no Auditório 1, Edifício B da ESTG (Campus 2 – Morro do Lena – Alto do Vieiro), em Leiria.

 Fonte: Midlandcom

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Helder Gonçalvez

«Dar as respostas do ensino e da investigação às necessidades e desafios regionais e promover uma cooperação estreita com o tecido empresarial e social dos municípios do ecossistema da Região de Leiria e Oeste (...)» então o que é que têm andado a fazer nestas últimas décadas?!