Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Óbidos

1º Congresso Nacional de Aquários Marinhos vai decorrer nos dias 3 e 4 de junho em Gaeiras

Cartaz

Nos dias 3 e 4 de Junho, no Convento de São Miguel em Gaeiras, irá realizar-se o 1º Congresso Nacional de Aquários Marinhos. Sob a temática “As Implicações das Alterações Climáticas nos Corais e o papel dos Aquaristas na sua sustentabilidade” são vários os investigadores nacionais e internacionais que irão participar assim como diferentes institutos de formação e investigação.

Enquadramento Temático

Em apenas dez anos, a Terra perdeu 14% dos seus corais. As alterações climáticas estão a destruir um dos ecossistemas mais frágeis e com maior biodiversidade do planeta. O aumento da temperatura dos oceanos, a diminuição do oxigénio disponível e a acidez das águas têm contribuído para o declínio abrupto dos corais. Mas não só. À poluição e a sobrepesca têm também a sua quota parte de responsabilidade no desaparecimento e morte dos recifes.

Neste preciso momento, as autoridades internacionais e os investigadores garantem que 75% dos corais estão já ameaçados e que, daqui a 30 anos, se nada se fizer para inverter a atual situação, mais de 90% dos corais estarão perdidos.

Apesar de cobrirem apenas 1% dos fundos oceânicos, os corais são uma fonte de Biodiversidade, albergando cerca de um quarto de toda a Vida Marinha. E prestam à Humanidade um serviço único e insubstituível, pois são fonte de proteínas e medicamentos.

Ricardo Duque, presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras, acredita que “a Aquariofilia Marinha pode ser um instrumento importante na luta pela preservação dos recifes de coral. É, certamente, um instrumento essencial na educação ambiental e na consciencialização das novas gerações. Mas também está a ser utilizada na investigação e na conservação dos ameaçados habitats marinhos.”

O autarca revela que “foi a pensar nisso que, depois de desafiado por dois aquaristas residentes na Freguesia de Gaeiras, o João Mendes e o Ricardo Rebelo incentivei a realização do 1º Congresso Nacional de Aquários Marinhos (CNAM) por forma a sensibilizar os aquaristas para a importância que o seu hobbie ou atividade pode ter na Conservação dos Oceanos e das espécies marinhas mais ameaçadas”.

“Este congresso irá, ainda, permitir o intercâmbio de experiências e a discussão dos temas que estão, atualmente, na ordem do dia: o lixo marinho, o impacto das alterações climáticas nos recifes de coral e o contributo da aquariofilia para a conservação da natureza. Foi por isso que convidámos de imediato a colaborarem connosco os principais agentes ativos do sector, quer investigadores, como especialistas que se dedicam a esta causa.”

“Queremos juntar neste fim de semana todos aqueles que tem gosto pelos aquários e pela preservação do ambiente marinho.” conclui.

PROGRAMA

3 JUNHO // SÁBADO
10H00 | SESSÃO DE ABERTURA

11H00 | PAINEL TÉCNICO | PRINCÍPIOS DO AQUARISMO

Paulo Oliveira // Top Corals – MONTAGEM DE UM AQUÁRIO MARINHO
Carlos Mota // Fragário do Norte – TRILOGIA – PRAGAS, QUIMIÍCA E ORGÂNICA
Jeferson Stutz // Diretor Triton America do Sul – AQUÁRIO MARINHO DE SUCESSO

14H30 | PAINEL CIENTÍFICO | IMPLICAÇÕES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Ana Catarina Latães // CESAM – UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Igor Cruz // UFB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – BRASIL
Alberto Bacelar // AQUASHOW – BRASIL
Jorge Machado Sousa // CORAL MATERNITY

4 JUNHO // DOMINGO

11H00 | PAINEL TÉCNICO | ELEMENTOS E DESENVOLVIMENTO DO AQUÁRIO

Paulo Oliveira // Top Corals – CORAIS MOLES, LPS e SPS
Carlos Mota // Fragário do Norte – SUPLEMENTAÇÃO DE RECIFE
Jeferson Stutz // Diretor Triton America do Sul – PROTOCOLO CICLAGEM – 60 DIAS

ORGANIZAÇÃO: Junta de Freguesia de Gaeiras.
APOIO: Câmara Municipal de Obidos, Ciência com Impacto, Fragário do Norte, Triton, ReefTech, Aqua Show, Top Corals e Gaveta Virtual Produções.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.