Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Após resultados negativos em 2021

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria aprova contas de 2022 com resultados positivos

Reunião da CIMRL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM-RL) fechou o ano de 2022 com um resultado líquido positivo superior a 1,2 milhões de euros, de acordo com o relatório de gestão aprovado no dia 18 de abril na Assembleia Intermunicipal.

As contas e o relatório de gestão aprovados por unanimidade no Concelho Intermunicipal demonstram “uma boa situação financeira” da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, afirmou o presidente do conselho Intermunicipal, Gonçalo Lopes.

Os documentos sujeitos à votação mostraram a existência de um resultado líquido positivo de 1.221.486,11 euros, o que contrasta com o resultado líquido negativo de 154 mil euros verificados no final de 2021.

De acordo com os documentos de prestação das contas de 2022, o resultado positivo é resultante “de proveitos relativos a financiamentos e novos projetos aprovados em 2022” e, por outro lado, na componente ambiental registaram-se “proveitos relativos à despesa efetuada em anos anteriores”.

A prestação de contas aponta para um significativo crescimento da “execução do Plano Plurianual de Investimentos”, que se situo na ordem dos 94%, um valor de referência face aos últimos anos e representativo da dinâmica da atividade da CIM da Região de Leiria.

Os proveitos registados ascendem a cerca de 6,1 milhões de euros, representando um acréscimo de 41,60% relativamente a 2021. Relativamente aos custos operacionais houve um acréscimo de 11,88%, tendo a sua execução total sido de 4.550.924,39 euros.

O Resultado Líquido do Exercício de 1,2 milhões de euros, será integralmente utlizado para reforço dos investimentos no ano de 2023, nas áreas da mobilidade e do serviço público de transporte de passageiros, bem assim no reforço do programa intermunicipal de recolha seletiva de biorresíduos.

Destaque para o projeto de criação de um shuttle para reduzir circulação na EN242, ligando os parques periféricos gratuitos em Leiria (Estádio Municipal) e Marinha Grande, contribuindo para a redução de emissões e tráfego através da utilização de autocarros a hidrogénio com produção e carregamento no concelho de Leiria.

As contas da Comunidade Intermunicipal serão ainda apreciadas pelos membros da Assembleia Intermunicipal, em sessão a realizar no dia 26 de abril, em Leiria.

   Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.