Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Com verbas da sua candidatura junto da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo

Município de Ourém aloca 1.5 milhões para reparação de danos dos incêndios 2022

Mata ardida no concelho de Ourém

A Câmara Municipal de Ourém viu recentemente aprovada a sua candidatura junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito da reparação de danos causados pelos incêndios de 2022. Este documento prevê uma comparticipação por parte da referida entidade no valor de 580 mil euros, suportando o Município o valor remanescente, de aproximadamente 1.5 milhões de euros, e resulta de um exaustivo levantamento de prejuízos decorrente dos violentos incêndios que assolaram o concelho de Ourém em julho e agosto do ano passado.

O projeto em causa implica um conjunto de trabalhos que se dividem em duas áreas: reparação da rede viária e substituição de sinalização vertical e sinalética “Rota das Carmelitas.

Em relação à reparação da rede viária nas freguesias do Concelho, o projeto contempla a beneficiação dos pisos com saneamento de áreas degradadas e pavimentação das faixas de rodagem com melhoramento e retificação de bermas e valetas e pavimentação das áreas intervencionadas, num conjunto de ruas nas freguesias do concelho, nas áreas afetadas pelos incêndios ocorridos no período de 12 de julho a 19 de agosto.

Os danos referem-se a abatimentos, fissuras, quebra de secções de pavimento, abatimento e deslizamento de bermas em vias que apresentam danos resultantes da descompressão dos terrenos e do acréscimo de circulação de veículos pesados que se verificou durante o combate aos incêndios, períodos de rescaldo e durante a limpeza das áreas ardidas, com o corte e transporte de árvores e material resultante da destruição, demolição e reconstrução de edificações.

Embora os danos provenientes especificamente dos incêndios possam ter afetado apenas troços das várias vias, o Município entendeu “estender” a reabilitação à totalidade de cada via.

Vias a intervir:

– Rua do Bacelo – Sismarias – Freguesia de Espite;
– Rua Francisco Marques – Vale da Joana – Freguesia de Espite;
– Rua Francisco Sá Carneiro – Costa/Vale do Freixo – Freguesia de Espite;
– Ruas dos Canais – Cumeira – Freguesia de Espite;
– Rua das Vinhas – Cumieira – Freguesia de Espite;
– Rua da Fegundeira – Cumieira – Freguesia de Espite;
– Rua São José – Póvoa/Cumeada – Freixianda – União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais;
– Rua do Pinhal – Casal Pinheiro – União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais;
– Rua do Raposo – Porto do Carro – União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais;
– Estrada Real – Lagoa do Grou/Perucha – União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais;
– Estrada da Mata Pederneira – Freguesia de Urqueira;
– Rua da Chada – Mata/Cavadinha – Freguesia de Urqueira;
– Estrada Casais dos Montes – Casais dos Montes – Freguesia de Urqueira;
– Rua da Ladeira – Marta – União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos;
– Estrada Principal – Marta – União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardes;
– Rua de Valverde – Sandoeira – União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardes;
– Rua do Trabeu – Matas – União de Freguesias de Matas e Cercal.

Ainda incluído no mesmo dossier, mas num segundo lote, está a substituição de sinalização vertical rodoviária nas Freguesias afetadas pelos incêndios de 2022, bem como a substituição da sinalética do percurso da Rota das Carmelitas, no Concelho de Ourém. A sinalética em questão sofreu danos provocados pelos incêndios ocorridos no período de 12 de julho a 19 de agosto e terá de ser substituída, de forma a repor as condições existentes antes dos danos sofridos. Contempla a remoção e substituição de sinalização rodoviária, incluindo maciços de fixação, de modo a repor a sinalização existente nas vias do concelho e a remoção e substituição da sinalética no percurso da Rota das Carmelitas, nas zonas do trajeto que liga Ourém ao Santuário de Fátima em que a sinalética sofreu danos.

A intervenção abrange as seguintes freguesias: Espite, União de Freguesias de Gondemaria e olival, Urqueira,– União de Freguesias de Matas e Cercal, União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardes, União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e Seiça.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.