Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

No dia 25 de abril

20.º aniversário da Galeria Municipal Paços vai começar a ser comemorado em Torres Vedras

Cartaz

A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras comemora, no dia 25 de abril, 20 anos de existência. Essa data marcante será comemorada com um programa de atividades de caráter reflexivo relacionado com o percurso da Paços, o qual terá início no dia da “Revolução dos Cravos” e se estenderá até ao final do ano.

O primeiro momento desse programa será a inauguração da exposição 20 Anos | Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, uma mostra coletiva constituída por trabalhos da autoria de artistas ligados ao território do concelho de Torres Vedras (André Avelar, André Venceslau, Antero Valério, António Bártolo, Arnalda Maia, Assunção Venâncio, Beatriz Fernandes, Burry Buermans, Carolina Sardinha, Domingos Oliveira, Edite Melo, Joana Maria, João Francisco, João Henriques, João Paulo Barrinha, Jorge Humberto Marques (JOH), Jorge Ponce, José Pedro Sobreiro, José Sanina, Júlia Lema Barros, Luísa Miguens, Lurdes Morais, Madalena Bastos, Mafalda Marques, Mara Costa, Maria Luísa Figueiredo, Marian van der Zwaan, Mário Rui Hipólito, Marisa Martins, Marta Roml, Miguel Augusto, Nanã Sousa Dias, Pedro Rodrigues (Mr. P), Pierre Linares, Rafael Faria, Ricardo Martins, Rodrigo Vicente, Rogério Abreu, Sandra Casaca, Sidney Cerqueira, Tânia Clímaco, Tânia Ferrão e Vanessa Éffe). Essa mostra, que será inaugurada pelas 12h00 do dia 25 de abril, estará patente na Paços até 22 de julho.

As comemorações do 20.º aniversário da Galeria Municipal de Torres Vedras prosseguirão no período da tarde do dia 25 de abril com um conjunto de ações que decorrerão nesse espaço cultural e na Praça do Município de Torres Vedras. Nesse âmbito, será proporcionado das 15h00 às 18h00: uma demonstração participativa da técnica de serigrafia, por José Gomes; fotografia “á la minute”, por João Paulo Barrinha; animação performativa, pela TEIA; e a execução de retratos não fotográficos em monotipia, por Renata Bueno. Pelas 16h30 o Ensemble Inopinatum realizará uma atuação em que interpretará música tradicional e do mundo.

Já em maio, em sextas-feiras (dias 5, 12 e 19), pelas 21h45, será dinamizado, também no âmbito das referidas comemorações, um ciclo de cinema ao ar livre intitulado “Há Sétima Arte na Praça do Município”. As sessões desse ciclo dedicado às Artes Visuais, programado pelo Académico de Torres Vedras e pela Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, contarão com a presença de convidados, no intuito de pensar e debater os temas abordados nos filmes exibidos, bem como questões mais abrangentes, como a presença e influência das Artes Visuais na Sétima Arte. No dia 5 será exibido o filme Visages, Villages (2017), de Jr e Agnes Varda; no dia 12, Sem querer (2011), de João Fazenda e Ruben Brandt; e no dia 19, Pelas Sombras (2010), de Catarina Mourão.

Também em maio, e igualmente no âmbito do programa comemorativo do 20.º aniversário da Paços, será proporcionada, no Porta 5 – Espaço Cultural, a atividade “Adubo Criativo”. A mesma consistirá em duas oficinas: uma de linogravura, orientada por Mariana Santos, que terá lugar no dia 19, das 18h30 às 21h00; e uma de gravura com base na técnica de ponta seca, orientada por Estela Costa, que se realizará no dia 27 de maio, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. As inscrições para a participação nessas oficinas devem ser efetuadas até, respetivamente, 16 e 25 de maio, pelo n.º de telefone: 261 334 041; ou pelo email: galeriaservicoeducativo@cm-tvedras.pt.

As comemorações do 20.º aniversário da Galeria Municipal de Torres Vedras terão continuidade até dezembro com a inauguração de mais exposições, bem como com a realização de visitas-guiadas, oficinas artísticas, uma residência artística, conversas e um mercado de autor.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.