Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Crescimento foi superior em 10% ao previsto

Ministra da Agricultura revê em alta exportações de peixe em 2022 para 1.317 milhões

Embalagem de carapau seco da Nazaré

A ministra Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, fez esta quarta-feira, dia 26 de abril, em Barcelona, uma correção em alta ao montante das exportações de peixe português em 2022: segundo a ministra, o número final do Instituto Nacional de Estatística (INE) é de 1.317 milhões de euros, o que suplanta em cerca de 10% os números da própria Associação da Indústria Alimentar pelo Frio – ALIF, que representa o setor.

Na visita à Seafood Expo Global em Barcelona, a maior feira de peixe do mundo, Maria do Céu Antunes revelou às empresas portuguesas presentes que as suas exportações no ano passado foram afinal, segundo os números finais do INE, 10% superiores ao que se calculava. Para 2023 a ministra estima um crescimento de 15%, ultrapassando os 1.500 milhões de exportações de produtos de pescado.

“O que é expectável que aconteça em 2023 é um aumento de 15%” destes números, afirmou Maria do Céu Antunes, o que projeta as exportações da indústria do mar portuguesa para lá da fasquia histórica dos 1.500 milhões.

O presidente da ALIF, Manuel Tarré, saudou os novos números das exportações trazidos pela ministra e confirmou que o aumento de competitividade dos produtos de pescado portugueses no mercado internacional vai ao encontro do que anunciou a ministra: “O setor do pescado português continua todos os anos a aumentar o seu peso económico no país e, sobretudo, as suas exportações: para 2023 prevemos, de facto, um aumento que pode ir até aos 15%”.

A ministra – acompanhada pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho – visitou na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, a representação portuguesa na Seafood Expo Global, a maior feira de peixe do mundo, que decorre até dia 27 de abril em Barcelona.

A indústria do mar portuguesa tem na edição deste ano da Seafood Expo Global a sua maior representação de sempre. São 18 os grupos empresariais em Barcelona, no maior espaço expositivo alguma vez organizado pela ALIF – 464 metros quadrados no Hall 4, bem no centro da feira.

Mais 24 milhões de apoio ao setor do pescado

“Segundo os dados já finalizados do INE, atingimos em 2022 mais de 1.300 milhões de euros de exportações de pescado”, afirmou a ministra da Agricultura e da Alimentação. “Por isso queremos continuar a estimular o setor e – tal como em 2022 decidimos apoios extraordinários para fazer face aos custos energéticos – estamos agora a preparar mais um conjunto de apoios que, numa primeira fase de candidaturas, terá o montante de 24 milhões de euros”. Na avaliação da ministra, as empresas do setor “são representantes do melhor que se faz em Portugal”.

Para Manuel Tarré, presidente da ALIF, “no crescimento das exportações portuguesas tem desempenhado um papel muito importante a presença constante da indústria portuguesa nas grandes feiras internacionais, como é o caso da Seafood Expo Global, de uma forma cada vez mais qualificada”. Os mercados de maior crescimento das exportações têm sido a Itália, a Alemanha e a França.

Segundo a ALIF, a principal razão do sucesso do peixe português nos mercados nacionais são os investimentos feitos pela indústria nos layouts das suas fábricas, tornando-as cada mais otimizadas nos seus custos de produção nos últimos anos e qualificando os seus processos, que se tornaram ambientalmente sustentáveis, uma dinâmica na qual os apoios nacionais e europeus às PME desempenharam um papel muito importante. Dessa qualificação resultou o aumento de qualidade nutritiva e gastronómica dos peixes utilizados.

“O peixe que as empresas portuguesas apresentam ao mercado internacional é cada vez melhor”, afirma Manuel Tarré. “Os mercados e os consumidores estrangeiros percebem isso, reconhecem-no, e correspondem comprando e consumindo cada vez mais peixe português”.

O pescado português é atualmente o segundo produto agroalimentar com mais peso nas exportações do país, à frente do vinho e do azeite e apenas atrás das exportações agregadas de frutas, legumes e flores. A fileira – que inclui a pesca, a aquacultura e a transformação do pescado – emprega 60 mil pessoas e representa, segundo os valores hoje revelados pela ministra da Agricultura e Alimentação, um Valor Acrescentado Bruto (VAB) superior a dois mil milhões de euros.

As empresas portuguesas presentes na Seafood Expo Global, em Barcelona, são Riberalves, Marcabo, Lurdes Narciso, Soguima, Mar-Ibérica, Congelados Moreira, Coelho & Dias, Grupo Frip, Gelpeixe, Luis Silvério & Filhos, Nigel, Ilhapeixe, Rui Costa e Sousa & Irmãos, Frijobel, Gialmar, Coopaqua, Docapesca e Lotaçor.

Fonte: LAComunicação

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.