Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/16

Em Alcobaça

Armazém das Artes recebe mostra Arte Negra até 4 de junho

Inauguração da exposição “Arte Negra”

De 25 março a 4 de junho, o Armazém das Artes, em Alcobaça, recebe a exposição Arte Negra. A arte africana, em particular a zona geográfica subsariana representada nesta exposição, expressa uma inspiradora liberdade criativa, ainda assim preservando o rigor que as suas tradições exigem em função de um encontro essencial com a espiritualidade e a ancestralidade. Perpetuando uma visão holística e simbólica da vida, o funcionalismo da arte africana representa uma eterna busca pela harmonia e o equilíbrio cósmico.

A exposição apresenta um vasto domínio de peças de arte, incluindo máscaras, esculturas e artefactos utilitários, em materiais tão diversos como a madeira, o bronze, o ferro, a cerâmica, a cestaria ou o tecido, onde para além de bens cerimoniais e rituais, se encontram objetos simbólicos de autoridade e de prestígio. A exposição dá corpo à grande multiplicidade e riqueza da arte africana, contando com peças representativas de povos e contextos territoriais Africanos.

Tratando-se de uma exposição exclusivamente centrada na dimensão artística do objeto, a presente exposição pretende dar a conhecer ao público em geral a magnificência da diversidade cultural inerente à arte africana, marcando este novo ciclo anual de exposições do Armazém das Artes que se constitui através da parceria entre a Armazém das Artes – Fundação Cultural e o Município de Alcobaça.

Curadoria: Alberto Guerreiro e José Aurélio | Coleções: African Arte Lisboa, José Aurélio

3.ª a 6.ª feira: 10h às 12h – 14h às 17h30 | Sábado e domingo: 14h às 18h | Entrada livre

Organização: Armazém das Artes, Fundação Cultural e CMA, African Arte Lisboa

    Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.