Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Escola Básica Branca conta já com dez inscritos

Projeto CicloExpresso convida crianças de Leiria a ir para a escola de bicicleta

Depois do Ensino Superior, bicicletas vão chegar agora ao Ensino Básico de Leiria

CicloExpresso é o nome do projeto implementado esta quarta-feira, dia 10 de maio, que leva os alunos do 1.º ciclo do ensino básico a utilizarem as suas bicicletas para se deslocarem até à escola, acompanhados por adultos e num percurso previamente definido.

Segundo o vereador da Mobilidade, Luís Lopes, esta iniciativa “tem as vertentes ambiental e pedagógica, já que, com o incentivo ao uso de modos alternativos de transporte, mostramos às nossas crianças que é fácil deslocarmo-nos no concelho através de meios mais amigos do ambiente, aliando a diversão à prática de exercício físico”.

“Desta forma, reduzimos o número de veículos a circular na cidade e apoiamos os pais naquela que, muitas vezes, pode ser uma tarefa árdua, que é a de levar os filhos à escola”, acrescenta o vereador.

Ainda numa fase inicial, este “comboio” de bicicletas apenas está disponível para os alunos da Escola Básica Branca, que conta já com dez inscritos e que esta semana realizaram a primeira viagem, com partida na Quinta da Matinha, junto à capela, às 8h15, num total de cerca de seis quilómetros, com oito pontos de encontro para entrada no “comboio” e uma duração de 40 minutos.

Os pais das crianças participantes são convidados a integrar um grupo de conversação, através da aplicação WhatsApp, através da qual vão recebendo informações e recomendações e têm a possibilidade de acompanhar o trajeto (disponível no site do Município) em tempo real.

Para além da Escola Básica Branca, cujo percurso se realizará todas quartas-feiras, o projeto é ainda estendido, este ano letivo, à Escola Básica da Caranguejeira, que inicia as viagens na próxima quinta-feira, dia 18, também com dez alunos, e à Escola Básica Amarela, sendo objetivo do Município alargar a iniciativa ao maior número de escolas possível.

Para integrar o CicloExpresso, é necessária a inscrição no site www.cicloexpresso.pt, site onde os adultos podem também inscrever-se para participarem como Maquinistas, os monitores que acompanham as crianças durante todo o percurso e garantem a passagem segura por todos os locais.

 

 

Leiria é a quinta cidade do país que recebe este projeto, depois de Almada, Aveiro, Braga e Lisboa.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.