Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Com o objetivo de implementar políticas sociais ativas

Conselho Local de Ação Social de Alcobaça aprova novos instrumentos de apoio e projetos

Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu no 10 de maio, no Cine-Teatro de Alcobaça com o objetivo de implementar políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de erradicação da pobreza e da exclusão social em Portugal.

Entre as medidas aprovadas destacam-se:

Medida Garantia para a Infância –  O Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, surge no âmbito da concretização da Recomendação (UE) 2021/1004 do  Conselho de 14 de junho de 2021, aprovada durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que pretende garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais.

Medida Acolhimento Familiar – O Acolhimento Familiar é uma medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças, com caráter transitório e temporário, que visa proporcionar à criança ou jovem um ambiente familiar, indispensável ao seu bem-estar físico e emocional e ao seu desenvolvimento harmonioso.

Aprovação da candidatura do PRR – “Uma casa…Um projeto” – CBES Maiorga

Aprovação em Plenário de CLAS do projeto de Alargamento da valência de Creche do Centro Social e Paroquial de Benedita

O CLAS é composto pelo Município de Alcobaça, organismos do sector público (serviços desconcentrados), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social.

“Promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria é essencial para garantir o auxílio dos que mais precisam. Dados os constantes desafios atuais, a área da Ação Social deve ser pensada e trabalhada numa lógica distribuição equilibrada dos apoios, contribuindo para a coesão territorial. Estamos também em linha com as principais diretrizes nacionais nesta matéria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Hermínio Rodrigues.

     Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

José António

sacudir a água do capote autárquico, eis a questão!