Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Projeto “Vai de Bike” apresentado esta terça-feira

Município na Marinha Grande quer todos os alunos a saber andar de bicicleta

Alunos inauguraram a Pista de Prevenção Rodoviária da Escola Guilherme Stephens

Num município com forte tradição do uso de bicicleta, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, pretende que, na próxima década, todas as crianças até aos 12 anos saibam utilizar este meio de transporte.

O desafio foi lançado na manhã desta terça-feira, 23 de maio, durante a apresentação do projeto “Vai de Bike”, que ocorreu na Escola Básica Guilherme Stephens, e contou também com a presença da vereadora Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grade, Cristina Sousa; dos diretores dos três Agrupamentos de Escolas do concelho; do responsável pelo “Projeto DE Sobre Rodas” da DGE-Desporto Escolar, Rui Fonseca; do padrinho do projeto “Vai de Bike”, Gabriel Mendes; dos representantes da Escola Segura da PSP; entre outras entidades.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, evidenciou que se pretende “incentivar e generalizar a utilização de bicicleta nas deslocações quotidianas e de lazer, potenciando uma mobilidade ativa, segura e acessível, com os claros benefícios para a saúde, ambiente, economia e cidadania”. Estas razões levam a que o projeto verse o público infantil e juvenil, num claro compromisso de “incutir nestas camadas etárias o hábito de usar a bicicleta, como foi cultura e tradição na Marinha Grande”.

A iniciativa é apadrinhada pelo Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, o marinhense Gabriel Mendes, que destacou que este é um projeto “muito importante para a utilização da bicicleta, para tornar as pessoas mais felizes, para que tenham um estilo de vida mais saudável e para alterar a prevalência dos automóveis”.

“Vai de Bike” é uma iniciativa destinada às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos 1º e 2º CEB, em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho e contando com o apoio do Programa Desporto Escolar Sobre Rodas, do Programa Nacional de Ciclismo para Todos, do Programa Escola Segura e das Juntas de Freguesia.

Com uma matriz identitária bastante ligada à utilização da bicicleta no território, o Município da Marinha Grande pretende desenvolver este projeto, assumindo o compromisso associado à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2030, criada para assegurar a promoção do uso da bicicleta e a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Associa-se ainda ao Programa Eco-Escolas e ao Projeto de Educação para a Saúde.

Através deste projeto, o Município da Marinha Grande vai disponibilizar aos três Agrupamentos de Escolas um total 30 balance Bikes (bicicletas sem pedais – roda 10 e 12), 90 bicicletas (roda 14 e 16), 120 capacetes e kit de ferramentas.

No âmbito da apresentação do projeto, realizou-se, também, a inauguração da Pista de Prevenção Rodoviária da Escola Guilherme Stephens, com a participação dos alunos dos Agrupamentos de Escolas e da “Escola Segura” da PSP.

     Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.