Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

No âmbito do programa “Palco no Rossio”

Cantores João Paulo Ferreira e Márcio Rodrigues exaltam a língua portuguesa no Rossio de Alcobaça

Cartaz

No âmbito do programa “Palco no Rossio”, a Tuna Académica da Faculdade de Letras de Lisboa sobe ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça este sábado, 27 de maio, pelas 18h. Depois, a partir das 21h30, os cantores João Paulo Ferreira e Márcio Rodrigues vão exaltar a língua portuguesa no Rossio.

“Palco no Rossio”, que decorre de 20 de maio a 17 de junho, destaca-se na programação cultural de primavera/verão do Município como um instrumento de cultura de rua agregador de diferentes perfis culturais e artísticos que se vão cruzar com públicos de todas as idades, mesmo junto ao Mosteiro de Alcobaça, lugar patrimonial e cultural por excelência.

A história deste território cisterciense passa inevitavelmente por este espaço no qual as feiras e romarias do antigamente traziam vida e cor à sede de concelho. Ao evocar a memória desses tempos, o Palco no Rossio, procura dinamizar a zona histórica da cidade, onde o convívio social e familiar se deve aliar ao estímulo do comércio local.

     Programa

Tuna da Faculdade de Letras de Lisboa
27 de maio – 18h
Biblioteca Municipal de Alcobaça

Foi no dia 28 de novembro de 1995 que a Inoportuna começou a sua viagem musical pela comunidade académica. Durante os seus 27 anos de atividade, conta com um repertório bastante diverso, reflexo também da diversidade pela qual a comunidade estudantil da Faculdade de Letras da Universidade Lisboa é conhecida, com influências desde a música tradicional portuguesa, até ao rock e punk, que podem ser ouvidas nos seus dois álbuns lançados até à data. Neste último, intitulado Há Palavras Que Nos Beijam (2012), a Inoportuna traz à vida, através da música, vários poemas de autores portugueses, tais como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga e Amália Rodrigues.

Equipada com um espírito de camaradagem, folia, e muita inoportunidade, esta caravela partiu do seu porto para trazer música e alegria a todos os cantos de Portugal Continental e Ilhas (e até pelo mundo fora), e fazer justiça ao legado de Manuel Fortuna, que faz parte do imaginário do ambiente melancólico de Letras!
Entrada Livre

Vozes Brasileiras, Exaltando a Língua Portuguesa
27 de maio- 21h30
Frente ao Mosteiro – Praça 25 De Abril

Duas grandes vozes do Brasil encontram-se pela primeira vez para um espetáculo totalmente dedicado à língua portuguesa. O mesmo som com cores diferentes. Vários sotaques que se multiplicam e ainda tornam mais rica a nossa língua.

A ideia dessa união é mostrar a força da palavra cantada, por dois excecionais intérpretes, João Paulo Ferreira, renomado contratenor, com carreira internacional, que vai do lírico ao popular com maestria, uma voz rara e absolutamente fascinante, e Márcio Gomes, com 25 anos de carreira, dedicada à música popular, com uma grande legião de fãs Brasil fora, considerado pela imprensa brasileira o “Novo Rei da Voz”.

O repertório vai da eterna serenata brasileira, passeado pelo Norte e Sul e também a canção nacional portuguesa, o Fado. Poemas, lágrimas, sorrisos e muitas canções, brindarão esse encontro inédito e definitivo de João Paulo Ferreira & Márcio Gomes.

Entrada livre
Palco no Rossio

XXVII Festival de Folclore do Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções
3 de junho – 21h
Praça da República

Após o fim da pandemia e o retomar da normalidade às nossas vidas, volta a realizar-se o festival anual do Rancho, com um dia de convívio e lazer para todos os que se queiram juntar, recriando as danças e cantares do lugar de Turquel.

Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções, Turquel – Alcobaça;
Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães, Felgueiras – Porto;
Rancho Folclórico Os Azuraras de Quintela, Mangualde – Viseu;
Grupo Folclórico “Os Camponeses” de D. Maria, Almargem do Bispo – Sintra.

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça  e Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções
Entrada livre.
Início 18h em Louções | Atuação às 21h em Alcobaça

 Nina Toc Toc
4 de junho- 18h
Comemoração do Dia Mundial da Criança
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Chega agora à Ilha dos Sonhos a Nina Toc Toc, uma menina muito divertida e alegre que vai encantar os mais novos com novas músicas e novos amigos. À boleia da sua Troti e com o seu relógio mágico, Nina Toc Toc irá viver muitas aventuras e encantar os mais pequenos através de músicas, histórias e espetáculos cheios de magia!

Nina Toc Toc é uma menina aventureira e destemida, que, de uma forma divertida e lúdica, vem partilhar com todas as crianças o seu estilo de vida saudável e o seu amor pelos animais e pela natureza. Explorando temas como a reciclagem, a amizade e o respeito pela diferença, tem como missão influenciar todos os meninos e meninas a usufruírem do que a natureza oferece, ganhando energia para brincar através de uma boa alimentação e do desporto. Curiosa, simpática e um pouco trapalhona, Nina Toc Toc é amiga de todos e vai espalhar muita magia, alegria e um estilo de vida saudável!

Após Xana Toc Toc ter deixado um enorme legado no universo infantil (em exibição no Canal Panda desde o início do projeto, com 12 platinas, mais de 500 milhões de visualizações no YouTube e mais de 15 mil livros vendidos), ninguém melhor do que a sua filha Marta Peneda para continuar este maravilhoso projeto, espalhando magia e diversão por Portugal e pelo mundo inteiro.

Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Emanuel Moura
7 de junho – 21h30

Emanuel Moura ou El Moura é um fadista, humorista e radialista português. Natural de Alcobaça, nasceu a 12 de Agosto de 1987, com o dom de comunicador. É senhor de um sentido de humor muito especial. Também ele letrista, agarra-se ao fado mais tradicional e castiço e dá-lhe o seu toque irreverente e bem disposto.

O espectáculo promete ser leve, descontraído, cheio de ritmo e alegria, onde o fado se transfigura num espírito diferente, assumindo uma vertente mais castiça. O público tem um papel central no desenrolar do mesmo. É complementado com banda (bateria/percussão e baixo), elevando a interação a um nível superior, criando assim uma dinâmica mais acentuada e grandiosa. É a garantia para quem vê e ouve Emanuel Moura.

Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Sociedade Filarmónica Turquelense
8 de junho – 21h30

A banda da Sociedade Filarmónica Turquelense, neste ano em completa 110 anos de atividade ininterrupta, vai atuar em concerto integrado no Festival “Palco no Rossio”.

Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

DMH- Daniel Machado e os Heliocêntricos
9 de junho – 21h30

Uma viagem musical por ritmos tão variados como tango, bossa, funk ou baladas é o que podemos assistir num concerto DMH. Cantado em português, as palavras transportam-nos para ambientes igualmente heterogéneos de revolta, de despertar consciências, de histórias simples ou complexas e dos inevitáveis amores. As palavras são do Daniel Machado, musicadas pelo Tahina Rahary. Um espetáculo com base no novo disco repleto de renovados ambientes sonoros, completado por um desenho de luz e vídeo inovador.
Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Ruben Palmeira
10 de junho – 21h3o

Depois do seu lançamento de originais em 2018, e após o período pandémico sobejamente conhecido por todos, Ruben Palmeira apresenta-se com um novo espetáculo a comemorar os 5 anos de carreira profissional, com muita música, multimédia, pirotecnia, energia, e sensualidade pelo meio. Um verdadeiro espetáculo a não perder, onde serão apresentados os temas do Artista com toda uma nova roupagem musical, novos arranjos, uma produção a não perder. Será também apresentado as novas canções que fazem parte do no EP de 2023.
Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

MadFlirt
16 de junho – 21h30

Os MadFlirt são um grupo composto por Ricardo Santos e Nuno Gonçalves, dois músicos que se deixaram influenciar pelas suas experiências musicais ao longo dos anos em várias áreas musicais, desde o jazz e blues, até ao rock e à eletrónica. O resultado é uma fusão de sonoridades espontâneas, que acaba por definir a sua própria arte musical como electroorganic pop.
Entrada livre.
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Plutonio
17 de junho – 21h30
Frente ao Mosteiro – Praça 25 de Abril

Plutonio é um artista português de Cascais, do Bairro da Cruz Vermelha, cuja sonoridade se situa entre o rap, o RnB e, recentemente, com incursões no Afrobeat.

Desde 2015 com a Bridgetown, tem vindo a lançar hit atrás de hit, tornando-o um dos artistas mais requisitados do momento.

Depois de “Histórias da Minha Life” (2013) e “Preto e Vermelho” (2016), o seu terceiro álbum “Sacrifício” (2019) tornou-se o primeiro álbum exclusivamente digital português a atingir um disco de platina.

Plutonio passou já por grandes palcos nacionais, com destaque para as atuações no NOS Alive, Coliseu dos Recreios, em Lisboa, ou Hard Club, no Porto.

No repertório tem temas como ‘Cafeína’, ‘Meu Deus’, ‘1 de Abril’, ‘Última Vez’, ‘Somos Iguais’ ou ‘Vergonha na Cara’, produções que contam milhões de streams e visualizações no Youtube.

Depois do lançamento de ‘Lisabona’ e ‘Tirar Bilhete’ em 2021, ‘Por Enquanto’ e ‘4AM no Rio’ em 2022, e o mais recente single ‘Alcatraz’ em Janeiro de 2023, Plutonio está neste momento a trabalhar num novo álbum com data e nome ainda por anunciar.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.