Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Tomar

Convento de Cristo mais acessível e inclusivo dispõe agora de duas maquetes no percurso de visita

Maquete da Janela Manuelina, no Claustro de Santa Bárbara

Desde 19 de maio, os visitantes do Convento de Cristo têm à sua disposição duas maquetes volumétricas e táteis instaladas no circuito de visita; uma maquete do complexo monumental na portaria e uma segunda maquete da Janela Manuelina colocada junto à mesma, no Claustro de Santa Bárbara.

Este projeto de acessibilidade e inclusão foi pensado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) para permitir a todos os visitantes destes monumentos uma melhor compreensão dos espaços e, simultaneamente, responder às necessidades de pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).

Do ponto de vista técnico-científico, e com o apoio da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, o desenvolvimento deste projeto envolveu várias fases, nomeadamente, levantamentos digitais dos edifícios e pormenores construtivos/decorativos, a criação de modelos digitais 3D, a impressão 3D das maquetes (validadas por um grupo consultivo da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), a criação e execução de mesas de suporte, a elaboração de textos sobre as peças táteis com tradução em inglês e braille e a criação e produção de vídeos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, legendagem e áudio disponíveis através de QRcodes aplicados nas mesas.

As mesas que suportam as maquetes foram projetadas para serem acedidas por todos, dado que permitem a aproximação frontal e lateral de pessoas em cadeira de rodas, bem como o alcance por parte de crianças e de pessoas com baixa estatura.

Este projeto inclui ainda uma componente de sinalética direcional visual de alto contraste para orientar os visitantes nos percursos acessíveis em cada um dos edifícios indicados, que está a ser desenvolvida.

As duas componentes inserem-se num projeto de “Comunicação Acessível e Inclusiva” apoiado pelo Turismo de Portugal, numa candidatura da Direção-Geral do Património Cultural ao “Programa Valorizar”, linha de apoio ao Turismo acessível – All for All.

Pretende-se que este projeto possa vir a ser alargado a todos os Museus, Monumentos e Palácios afetos à DGPC, tendo como objetivo a aposta numa maior acessibilidade, e um reforço da inclusão, medidas que também se inserem na Estratégia Nacional para a Inclusão da Pessoas com Deficiência 2021-2025, coordenada pela Direção Geral do Património Cultural.

     Mais informações em http://www.conventocristo.gov.pt

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.